Vigilância de efeitos adversos de saneantes em trabalhadores hospitalares: um relato de experiência

Autores

  • Laiane Mucio Correia Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Maringá-PR - Brasil
  • Ana Paula dos Santos Campos Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Maringá-PR - Brasil
  • Beatriz Ferreira Martins Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Maringá-PR - Brasil
  • Madga Lúcia Felix de Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Maringá-PR - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5020/2954

Palavras-chave:

Saúde Ocupacional, Vigilância Epidemiológica, Saneantes, Envenenamento.

Resumo

Objetivo: Relatar como acontece a vigilância epidemiológica da intoxicação por saneantes utilizando o método de busca ativa de trabalhadores hospitalares que sofreram efeitos adversos. Síntese dos dados: Relato das atividades de extensão universitária desenvolvidas no Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Regional de Maringá (CCI/ HUM), no período de 2010 a 2011, a partir da aplicação da tríade educação-vigilânciaassistência. Participaram do estudo 25 trabalhadores hospitalares que sofreram efeitos adversos de saneantes. A coleta de dados se deu através de pesquisa documental, análise dos relatórios mensais e fichas de notificação de efeitos adversos. Em seguida, utilizou-se uma entrevista semiestruturada com os sujeitos do estudo. Os dados foram comparados com a literatura, e os resultados, apresentados em três momentos: descrição do processo de busca ativa, exposição do cenário de concepção e execução da experiência, e análise conclusiva da experiência. As principais queixas dos trabalhadores entrevistados consistiram em congestão nasal, ardência ocular, dor na garganta e cefaleia. Com relação ao uso de equipamento de proteção individual (EPI), todos os trabalhadores referiram utilizá-los, porém, oito foram encaminhados ao serviço de medicina do trabalho e receberam orientações para utilização de EPI específico. Cinco deles confirmaram adesão às orientações e todos permaneceram na mesma função. Conclusão: A vigilância epidemiológica e sanitária de efeitos adversos de saneantes em trabalhadores e pacientes do HUM tem a função de identificar, analisar e prevenir os efeitos indesejáveis advindos do uso de saneantes no âmbito hospitalar, além de investigar as notificações. doi:10.5020/18061230.2013.p442

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ministério da Saúde (BR), Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de saneantes com ênfase em Hospitais Sentinela. Brasília: Gerência Geral de Saneantes; 2004.

Bauli JD, Buriola AA, Faria ST, Balani TSL, Oliveira, MLF. Intoxicação por produtos saneantes clandestinos em Maringá. In: Anais do II Congresso Internacional de Saúde, VI Seminário Científico do Centro de Ciências da Saúde, 2007 Set 12-14; Maringá, Brasil. Maringá:Universidade Estadual de Maringá; 2007.

Santos JAT, Seleghim MR, Marangoni SR, Gonçalves AM, Ballani TSL, et al. Gravidade de intoxicações por saneantes clandestinos. Texto Contexto Enferm. 2011;20(esp):247-54.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (BR). Pós–comercialização, pós–uso [acesso em 2012 Set 18].Brasília; 2009. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Pos+-+Comercializacao+-+Pos+-+Uso.

Ministério da Saúde (BR), Agência Nacional deVigilância Sanitária. Cartilha de notificações em tecnovigilância: Unidade de Tecnovigilância Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para a Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2003.

Waldman EA. Usos da vigilância e da monitorizarãoem Saúde Pública. IESUS. 1998;7(3):7-26.

Ministério da Saúde (BR). Diretrizes nacionais para avigilância de eventos adversos e queixas técnicas de produtos sob vigilância sanitária. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

Antunes F, Gavioli, A, Rosa NM, Oliveira MLF. A experiência de toxicovigilância de um centro de controle de intoxicações em serviço de saúde hospitalar[resumo]. In: Anais do 10º Fórum de extensão e culturalda UEM- A extensão universitária e o desenvolvimento regional; 01-03 ago 2012; Paraná, Brasil. Maringá: Pró-Reitoria de extensão e cultura/diretoria de extensão/diretoria de cultura; 2012.

Seleghim MR, Oliveira MLF, Ballani TSL, TavaresEO, Trevisan EPT, Françozo NRR. Cuidado de enfermagem a famílias: experiência vivenciada em visitas domiciliares a intoxicados. Saúde Transformação Social. 2011;2(3):65-72.

Silva L, Valente GSC. Riscos químicos hospitalares e gerenciamento dos agravos à saúde do trabalhador de enfermagem. Rev Pesqui Cuid Fundam (Online).2012;(supl):21-4.

Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica - ABRACIT. A inserção dos centros de informação e assistência toxicológica nas redes de atenção à saúde como serviços de apoio e referência em Toxicologia Clínica. Florianópolis:Abracit; 2009.

Florence G, Calil SJ. Development of methodology for medical device risk management. In: Anais do World Congress On Medi Cal Physics And BiomedicalEngineering, Sydney, 2008.

Steven R. Networked Medical Devices: EssentialCollaboration for Improved Safety. BiomedicalInstrumentation & Technology. 2009;43(4):332-8.

Campos APS, Martins BF, Correia LM, Baroni S,Ballani TSB, Oliveira MLF. Critérios de uso de substâncias químicas para desinfecção em ambientehospitalar. Informativo Hospitais Sentinela HUM,Maringá-PR. 2011;5(25):6.

Peresal. Formulário Técnico [acesso em 2011 Jun 27].Disponível em: http://peresal.com.br/

Publicado

2014-05-12

Como Citar

Correia, L. M., Campos, A. P. dos S., Martins, B. F., & Oliveira, M. L. F. de. (2014). Vigilância de efeitos adversos de saneantes em trabalhadores hospitalares: um relato de experiência. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 26(3), 442–450. https://doi.org/10.5020/2954

Edição

Seção

Descrição ou Avaliação de Experiências, Métodos, Técnicas, Procedimentos e Instrumentais