Desempenho psicomotor de crianças pré-escolares

Autores

  • Arleciane Emilia de Azevêdo Borges UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)
  • Luciana Moura Mendes UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)
  • Adriana Carla Costa Ribeiro Clementino UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.5020/3038

Palavras-chave:

Atividade Motora, Avaliação em Saúde, Desenvolvimento Infantil.

Resumo

Objetivo: Avaliar o desempenho psicomotor em crianças pré-escolares com 5 anos de idade mediante a utilização de uma escala validada. Métodos: Estudo prospectivo e observacional, de abordagem dedutiva com procedimento descritivo e estatístico, o qual realizou avaliação psicomotora em 30 crianças matriculadas em um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) de João Pessoa-PB, em 2011, utilizando-se uma escala de desenvolvimento validada e adaptada. Os dados foram analisados utilizando-se o software SPSS 16.0. Resultados: Notou-se nas áreas de aquisição que os avaliados atingiram 21 (89,4%) dos 24 pontos da motricidade, 10 (84,7%) dos 12 pontos da maturação socioemocional, 16 (75,3%) dos 21 pontos da visomotricidade, e 11 (71,3%) dos 15 pontos da audição-linguagem falada, caracterizando a área mais comprometida da psicomotricidade. Conclusão: Os achados do estudo demonstraram déficits em todas as perspectivas psicomotoras avaliadas, indicando desempenho psicomotor não satisfatório com a idade cronológica, com ênfase nas dificuldades de aquisição da audição-linguagem falada, nos exercícios de lateralização definida e na realização de atividades de socialização. doi: 10.5020/18061230.2014.p439

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Publicado

2015-05-27

Como Citar

Borges, A. E. de A., Mendes, L. M., & Clementino, A. C. C. R. (2015). Desempenho psicomotor de crianças pré-escolares. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 27(4), 439–444. https://doi.org/10.5020/3038

Edição

Seção

Artigos Originais