Equipamentos e insumos odontológicos e sua relação com as unidades da atenção primária à saúde

Autores

  • Nayara Pereira Limão Universidade Federal da Paraíba
  • Julio Cesar Campos Ferreira Filho Universidade Federal da Paraíba
  • Ane Polline Lacerda Protásio Universidade Federal da Paraíba
  • Bianca Marques Santiago Universidade Federal da Paraíba
  • Luciano Bezerra Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Liliane dos Santos Machado Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Maria Gondim Valença Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p84

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Assistência Odontológica, Estrutura dos Serviços.

Resumo

Objetivo: Analisar a relação entre equipamentos/insumos odontológicos e as unidades de atenção primária à saúde. Métodos: Estudo transversal do tipo quantitativo realizado em postos de saúde (n=243) e unidades básicas de saúde (USB) (n=1101), nas 16 regionais de saúde do Estado da Paraíba, no ano de 2012 e primeiro semestre de 2013. Coletaram-se dados secundários sobre equipamentos e insumos odontológicos nas unidades de saúde. Esses dados emergiram das questões de saúde bucal do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Aplicaram-se os testes t de Student e Qui-quadrado (p=0,05). Resultados: Encontrou-se um número reduzido de equipamentos e insumos odontológicos, como autoclaves em condições de uso em apenas 27,2% (n=66) dos postos de saúde e em 29,0% (n=319) das UBS, e selantes em quantidade suficiente apenas em 31,7% (n=77) dos postos de saúde e em 30,7% (n=338) das UBS. Há diferença entre os tipos de unidades e a disponibilidade de equipamentos e materiais, como refletores (p<0,05), constatando-se associações com as regionais de saúde. Conclusão: Na atenção básica, as unidades de saúde do Estado da Paraíba apresentam alguns equipamentos e insumos em número reduzido, com diferença significativa entre o tipo de unidade e as regionais de saúde do estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Pereira Limão, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Pesquisa em Odontopediatria e Clínica Integrada Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba. Integrante do Grupo de Pesquisa em Odontopediatria e Clínica Integrada (GPOCI). Integrante do Núcleo de Estudos em Odontopediatria (NEO) na UFPB. É bolsista de Iniciação Científica (PIBIC 2014/2016). Atua desenvolvendo pesquisas nas áreas de Saúde Coletiva e Pública, com utilização de bases de dados ( com atual ênfase no PMAB-AB - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção básica).

Julio Cesar Campos Ferreira Filho, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Participou de quatro projetos de extensão e duas iniciações científicas. Atualmente é colaborador no Grupo de Pesquisa em Odontontopediatria e Clínica Integrada -GPOCI.

Ane Polline Lacerda Protásio, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde que possui caráter interdisciplinar, envolvendo as áreas de Ciências Exatas (estatística e informática) e da Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente, faz doutorado no Programa de Pós-Graduação de Modelos de Decisão e Saúde na Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência no ensino e análise de dados em Bioestatística e na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Clínica, Endodontia e Saúde da Família, e realiza pesquisa nos seguintes temas: bioestatística, modelos de decisão, regressão logística, ferramentas computacionais R e SPSS. Suas principais aplicações são em bases de dados considerando o sistema único de saúde e a atenção primária à saúde (particularmente, o PMAQ-AB).

Bianca Marques Santiago, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciências - Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) (2013), Mestre em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Especialista em Odontologia Legal pelo Centro Odontológico de Estudos e Pesquisas (COESP) (2009) e Especialista em Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), insituição na qual também cursou sua graduação (2000). Contribuiu como professora substituta da disiciplina de Odontopediatria da Universidade Federal da Paraíba durante o ano de 2007. Após ter sido aprovada em concurso público realizado em fevereiro de 2008, atua como Professora Adjunta das Disciplinas de Ética e Legislação Odontológica, Odontologia Legal e Metodologia Científica no curso de graduação de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba.

Luciano Bezerra Gomes, Universidade Federal da Paraíba

possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Residência em Medicina Preventiva e Social (2005) na mesma Universidade. Concluiu Mestrado em Clínica Médica pela UFRJ (2010), onde está cursando Doutorado desde 2012, participando da Linha de Pesquisa Micropolítica do trabalho e o Cuidado em Saúde. É professor do Departamento de Promoção da Saúde, do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Atenção à Saúde, Política Planejamento e Gestão e Epidemiologia.

Liliane dos Santos Machado, Universidade Federal da Paraíba

Professora associada do Departamento de Informática da Universidade Federal da Paraíba, concluiu o doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo em 2003. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Modelos de Decisão e Saúde (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Informática (Mestrado) da Universidade Federal da Paraíba. Sua atuação científica principal é na Ciência da Computação, com forte caráter multi e interdisciplinar com vertentes nas áreas de Educação e Saúde, com ênfase em aplicações de Realidade Virtual e serious games para diferentes setores. Possui livro publicado, produtos tecnológicos registrados e diversos artigos científicos publicados. Participa de eventos no exterior e no Brasil, além de sociedades como a SBC (Sociedade Brasileira de Computação), sendo membro do Conselho de Realidade Virtual desta última. É coordenadora da área de realidade virtual e serious games do LabTEVE (Laboratório de Tecnologias para o Ensino Virtual e Estatística) da UFPB. Suas principais áreas de atuação são: realidade virtual, serious games, avaliação de procedimentos, educação médica, sistemas hápticos e tecnologia educacional. É bolsista de produtividade do CNPq desde 2010. Nos meses entre janeiro e julho de 2013 realizou estágio pós-doutoral na Universidade Paul Sabatier (Toulouse III) junto ao grupo VORTEX. Desde junho de 2014 é Presidente da Comissão Especial de Realidade Virtual junto à Sociedade Brasileira de Computação. No período de agosto de 2015 a julho e 2018 é membro do comitê assessor CA-DT do CNPq.

Ana Maria Gondim Valença, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Odontologia (Odontologia Social) pela Universidade Federal Fluminense (1996). Atualmente é direção da Associação de Apoio à Pesquisa em Saúde Bucal e professora titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, cárie dentária, diagnóstico das doenças bucais, prevenção e fluoretos. É docente do Programa de Modelos de Decisão e Saúde da UFPB.

Referências

Ministério da Saúde (BR). O ciclo de debates sobre redes regionalizadas sobre atenção à saúde: desafios do SUS. Brasília: Ministério da Saúde; 2009.

Santos L, Andrade LOM. Redes interfederativas de saúde: um desafio para o SUS nos seus vinte anos. Ciênc Saúde Coletiva. 2011;16(3):1671-80.

Oliveira RG Junior, Santos EO, Ferraz CAA, Lavor EM, Nunes LMN. Condições de trabalho das equipes de Saúde da Família do município de Petrolina – PE: percepção dos profissionais de saúde. Mundo Saúde. 2013;37(4):433-8.

Araújo YP, Dimenstein M. Estrutura e organização do trabalho do cirurgião-dentista no PSF de municípios do Rio Grande do Norte. Ciênc Saúde Coletiva. 2006;11(1):219-27.

Ministério da Saúde (BR). Saúde mais perto de você, acesso e qualidade: Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) - Manual Instrutivo. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

Ministério da Saúde (BR). Política Nacional de Atenção Básica. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

Ministério da Saúde (BR). Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) [acesso em 2015 Maio 14]. Disponível em: http://dab. saude.gov.br/portaldab/cidadao_pmaq2.php.

Giovanella L, Lobato LVC, Carvalho AI, Conill EM, Cunha EM. Sistemas Municipais de Saúde e a Diretriz da Integralidade da Atenção: critérios para avaliação. Saúde Debate. 2002;26(60):37-61.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Estados: síntese [acesso em 2014 Jul 10]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil. php?sigla=pb.

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba. Quem Somos - CIR [acesso em 2014 Jul 10]. Disponível em : http://cosemspb.org/cir/.

Ministério da Saúde (BR). Guia prático do Programa de Saúde da Família [acesso em 2014 Ago 20]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/partes/guia_psf1.pdf.

Ministério da Saúde (BR). Portaria nº 115 de 19 de Maio de 2003. Considerando a necessidade de adequar a tabela de tipo de estabelecimento de saúde/ unidade do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS - SIA/SUS e do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - SCNES. Brasília: Ministério da Saúde; 2003.

Ministério da Saúde (BR). Portal da Saúde: como funciona? [acesso em 2014 Jul 11]. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/smp_como_ funciona.php?conteudo=esf.

Valença AMG. Fatores associados à atenção em saúde bucal ofertada a crianças e adolescentes em João Pessoa/PB: análise a partir dos relatos dos cirurgiões dentistas e das informações do Módulo I do PMAQ-AB [tese]. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba; 2014.

Costa AO, Silva LP, Saliba O, Garbin AJI, Moimaz SAS. A participação do auxiliar em Saúde Bucal na equipe de saúde e o ambiente odontológico. Ver Odontol UNESP. 2012;41(6):371-6.

Paulus A Junior. Gerenciamento de recursos materiais em unidades de saúde. Espaç Saúde. 2005;7(1):30-45. 17. Pedrosa ICF. A infraestrutura de Unidades básicas de Saúde do Município de Cuiabá-MT e sua relação com as práticas do enfermeiro [dissertação]. Cuiabá: Universidade Federal do Mato Grosso; 2011.

Melo ACBV, Braga CC, Forte FDS. Acessibilidade ao serviço de saúde bucal na atenção básica: desvelando o absenteísmo em uma Unidade de Saúde da Família de João Pessoa-PB. Rev Bras Ciênc Saúde. 2011;15(3):309-18.

Uchimura KY, Bosi MLM. Qualidade e subjetividade na avaliação de programas e serviços em saúde. Cad Saúde Pública. 2002;18(6):1561-9.

Ministério da Saúde (BR). Portaria n. 2.488 – Política Nacional de Atenção Básica. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

Pedrosa ICF, Corrêa ACP, Mandú ENT. Influências da infraestrutura de Centros de Saúde nas práticas profissionais: percepções de enfermeiros. Ciênc Cuid Saúde. 2011;10(1):58-65.

Vasconcelos CM, Pasche DF. O Sistema Único de Saúde. In: Campos GWS, Minayo MCS, Akerman M, Drumond M, Carvalho YM, organizadores. Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Hucitec; 2006. p. 531-62.

Tomasi ARP, Rizzotto MLF. Análise da distribuição e composição profissional dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família no Paraná. Saúde Debate. 2013;37(98):427-36.

Dubeux LS, Freese E, Reis YAC. Avaliação dos serviços de urgência e emergência da rede hospitalar de referência no Nordeste brasileiro. Cad Saúde Pública. 2010;26(8):1508-18.

Santos JAR. Avaliação da ações de saúde bucal na estratégia saúde da família no Estado de Pernambuco [monografia]. Pernambuco: Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz; 2009.

Rodrigues V, Santos CRI, Pereira MU. A experiência de planejar e operacionalizar o PMAQ-AB no Estado do Acre. Saúde Debate. 2014;38(esp):173-81.

Publicado

2016-05-16

Como Citar

Limão, N. P., Ferreira Filho, J. C. C., Protásio, A. P. L., Santiago, B. M., Gomes, L. B., Machado, L. dos S., & Valença, A. M. G. (2016). Equipamentos e insumos odontológicos e sua relação com as unidades da atenção primária à saúde. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 29(1), 84–92. https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p84

Edição

Seção

Artigos Originais