Vivências acadêmicas em programa de educação na rede de atenção a pessoas com deficiência

Luana Escobar Dos Santos, Fabiéli Vargas Muniz Schneider, Vera Lucia Freitag, Isabel Cristina dos Santos Colomé

Resumo


Objetivo: Relatar experiências vivenciadas na formação acadêmica de enfermeiros em curso de graduação por meio de atividades de extensão abordando o cuidado à pessoa com deficiência. Síntese dos Dados: Realizaram-se atividades por tutores, preceptores e acadêmicos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil, durante o período de 2013 a 2015, por meio de palestras e atividades educacionais sobre diferentes assuntos voltadas aos alunos devidamente matriculados e também pais e/ou responsáveis, proporcionando discussões com diferentes profissionais da área da saúde. Conclusão: O programa contribuiu significativamente para a formação dos envolvidos, permitindo reconhecer as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com necessidades especiais e conhecer o sistema e propostas voltadas a esse público, assim contribuindo com o serviço de saúde.

Palavras-chave


Estágios; Pessoas com Deficiência; Educação em Enfermagem

Texto completo:

PDF PDF (English)

Referências


Secretaria de Direitos Humanos (BR), Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 4ª ed. Brasília; 2012. [acesso em 2016 Nov 15]. Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/convencaopessoascomdeficiencia.pdf

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010 [acesso em 2017 Fev 10]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/pesqmun.php?nomemun=palmeira%20das%20miss%F5es

Ministério da Saúde (BR). Plano Nacional de Saúde: PNS 2016-2019. Brasília: Ministério da Saúde; 2016 [acesso em 2018 Jan 21]. Disponível em: http://bibspi.planejamento.gov.br/bit http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2016/docs/planonacionalsaude_2016_2019.pdf

Brasil. Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011. Regiões de Saúde. [acesso em 2016 Nov 10]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/D7508.htm

Rio Grande do Sul. Secretaria Estadual da Saúde. Resolução Nº 555/12 – CIB/RS de 19 de setembro de 2012: altera a configuração e a quantidade de Regiões de Saúde no Rio Grande do Sul, e institui as Comissões Intergestores Regionais - CIR. Porto Alegre; 2012 [acesso em 2018 Jan 20]. Disponível em: http://www.saude.rs.gov.br/upload/arquivos/201703/28155806-resolucao-cib-555-12.pdf

Mendes EV. Saúde da família. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2012 [acesso em 2017 Fev 11]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cuidado_condicoes_atencao_primaria_saude.pdf

Milbrath VM, Siqueira HCH, Motta MGC, Amestoy SC, Resta DG, Soares DC, et al. Direitos das crianças com necessidades especiais: situações de vulnerabilidade das famílias. J Nurs Health. 2016;6(1):27-37.

Ferraz EG, Silva LR, Sarmento VA, Campos EDJ, Oliveira TFL, Magalhães JC. Avaliação dos hábitos de higiene bucal em pacientes pediátricos obesos. Pediatr Mod. 2014;50(2):69-74.

Guerin CS, Coutinho C, Damaceno FM, Soares NM, Frigo JP, Soares LM. Promovendo educação em saúde no espaço não formal de aprendizagem. Rev Bras Promoç Saúde. 2017;30(1):5-12.

Oliveira JS, Prado RR Júnior, Fernandes RF, Mendes RF. Promoção de saúde bucal e extensão universitária: novas perspectivas para pacientes com necessidades especiais. Rev ABENO. 2015;15(1):63-9.

Santos JS, Valle DA, Palmier AC, Amaral JHLD, Abreu MHNGD. Availability of hospital dental care services under sedation or general anesthesia for individuals with special needs in the Unified Health System for the State of Minas Gerais (SUS-MG), Brazil. Ciênc Saúde Colet. 2015;20(2):515-24.

Silva RAS Sobrinho, Pereira BSA, Trevisan CL, Martins FJ, Almeida MDL, Mansour NR, et al. Percepção dos Profissionais da Educação e Saúde sobre o Programa Saúde na Escola. Rev Pesquisa Qualitativa. 2017;5(7):93-108.

Mont'Alverne DGB, Catrib AMF. Health promotion and schools: how to move forward. Rev Bras Promoç Saúde. 2013;26(3):309-10.

Mello ALSF, Andrade SR, Moysés SJ, Erdmann AL. Saúde bucal na rede de atenção e processo de regionalização. Ciênc Saúde Colet. 2014;19(1):205-14.

Blake H, Dawett B, Leighton P, Rose-Brady L, Deery C. school-based educational intervention to improve children’s oral health–related knowledge. Health Promot Pract. 2015;16(4):571-82.

Brasil. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 ago. 2009. Seção 1, p. 3 [acesso em 2016 Jan 02]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm

Brasil. Lei nº 13.146 de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, 2015 [acesso em 2018 Jan 20]. Disponível em: http://www.cnmp.mp.br/portal/images/lei_brasileira_inclusao__pessoa__deficiencia.pdf

Paula GR, Souza BN, Santos LF, Barbosa MA, Brasil VV, Oliveira LMAC. Quality of life assessment for health promotion groups. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016 [acesso em 2018 Jan 20];69(2):222-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000200242

Sampaio J, Santos GC, Agostini M, Salvador AS. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface (Botucatu, Online). 2014 [acesso em 2018 Jan 20];18(Supl 2):1299-311. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832014000601299&script=sci_abstract&tlng=pt

Haslam C, Haslam, SA, Knight C, Gleibs I, Ysseldyk R, McCloskey LG. We can work it out: Group decision‐making builds social identity and enhances the cognitive performance of care residents. Br J Psychol. 2014;105(1):17-34.

Kemper MLC, Martins JPA, Monteiro SFS, Pinto TS, Walter FR. Integralidade e redes de cuidado: uma experiência do PET-Saúde/Rede de Atenção Psicossocial. Interface (Botucatu, Online). 2015;19(Supl 1):995-1003.

Tavares DS, Costa L, Gomes CA, Mussoi TD, Blümke AC, Backes DS. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: relato de experiências. Disciplinarum Scientia| Saúde. 2014;15(2):269-75.

Leite PHN, Aniceto V, Santana AA, Vieira BR, Lima AS, Visconde LFS, et al. Programas de educação pelo trabalho e tutorial: diferentes enfoques dos grupos ‘PET’no Brasil. Medicina (Ribeirao Preto). 2016;49(4):381-7.




DOI: http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2018.6865

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Rev Bras Promoç Saúde, Fortaleza - Ceará - Brasil - e-ISSN: 1806-1230

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia