Traducción, validación y adaptación transcultural del schoolagers´ coping strategies inventory para escolares colombianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2018.6991

Palavras-chave:

Estudos de Validação, Inquéritos e Questionários, Pesquisa Metodológica em Enfermagem, Adaptação Psicológica.

Resumo

Objetivo: Realizar a tradução, validação e adaptação transcultural do Schoolagers' Coping Strategies Inventory (Inventário de Estratégias de Enfrentamento de Escolares) (SCSI) com estudantes colombianos. Métodos: Estudo metodológico realizado entre 2015 a 2016 com alunos de 8 a 15 anos de idade, de instituições de ensino públicas e privadas, em Ibagué, Colômbia. Utilizou-se a ficha de caracterização e o SCSI. A validação transcultural foi organizada em oito etapas: tradução oficial para o espanhol; tradução do original para o inglês; tradução reversa; versão consensual; validade facial e adaptação à língua pelos estudantes; validade facial e de conteúdo por especialistas; versão final; teste piloto e confiabilidade. Resultados: A versão original em inglês foi adaptada para o idioma espanhol colombiano, com a intervenção de estudantes, de estratos socioeconômicos altos e baixos, em grupos focais e teste piloto, utilizando suas expressões verbais e modificando 4 itens; e com a colaboração de especialistas em pesquisa metodológica e em coping, também modificando 4 itens, com confiabilidade de 0,80. Conclusão: O SCSI foi traduzido, validado e adaptado transculturalmente para a população colombiana. A versão obtida foi o SCSI-VCONF, o qual mostrou-se compreensível para a população-alvo e válida e confiável para pesquisas com escolares para determinar a frequência de uso e efetividade de estratégias de enfrentamento.

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Biografia do Autor

Karol Johanna Briñez Ariza, Pontificia Universidad Javeriana

Enfermera, especialista en cuidado crítico pediátrico, especialista en epidemiología, Magíster en enfermería, candidata a Doctora en Enfermería. Universidad Nacional de Colombia. Becaria Colciencias. Bogotá (Colombia)

Clara Virginia Caro Castillo, Universidad Nacional de Colombia

Enfermera, Doctora en Filosofía. Profesora del Programa de Posgrados Unidisciplinarias Facultad de Enfermería. Universidad Nacional de Colombia. Bogotá (Colombia).

Marta Lenise Do Prado, Universidad Federal de Santa Catarina

Enfermera. Doctora en Filosofia de La Enfermeria – UFSC. Profesora del Programa de Pos-grado en Enfermeria de la Universidad Federal de Santa Catarina. Integrante del Laboratorio de Investigacion y Tecnologia en Educacion en Enfermeria y Salud – EDEN. Investigadora del CNPq 1B. Florianópolis (Brasil)

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Briñez Ariza, K. J., Castillo, C. V. C., & Prado, M. L. D. (2018). Traducción, validación y adaptación transcultural del schoolagers´ coping strategies inventory para escolares colombianos. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 31(3). https://doi.org/10.5020/18061230.2018.6991

Edição

Seção

Artigos Originais