O lúdico na prevenção de acidentes em crianças de 4 a 6 anos

Luiza Jane Eyre de Souza Vieira, Kaline Lucena de Araújo, Ana Maria Fontenelle Catrib, Ana Cléa Veras Camurça Vieira

Resumo


Abordar a prevenção de agravos à saúde no contexto da escola integra as diretrizes das políticas públicas ao se instituir a educação em saúde como tema transversal no ensino fundamental brasileiro. O estudo teve o propósito de descrever a utilização do lúdico como estratégia preventiva de acidentes em crianças no contexto escolar. Trata-se de um relato de experiência com 26 crianças do Jardim I, da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, em Fortaleza. Os dados foram coletados a partir de técnicas de observação e participação de atividades lúdicas como jogos, desenhos, histórias infantis. Os resultados mostraram que os desenhos e as verbalizações das crianças sobre acidentes e sua prevenção corresponderam às expectativas de aprendizado. Considera-se que o uso de atividades lúdicas é uma opção para despertar a criatividade das crianças, mediada pela linguagem
do grupo cultural, possibilitando a construção de conceitos essenciais para entender as formas de prevenir acidentes na infância

Palavras-chave


Criança; Prevenção de Acidentes; Promoção da Saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2005.p78

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Rev Bras Promoç Saúde, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 1806-1230

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