O lúdico na prevenção de acidentes em crianças de 4 a 6 anos

Autores

  • Luiza Jane Eyre de Souza Vieira Universidade de Fortaleza
  • Kaline Lucena de Araújo Universidade de Fortaleza
  • Ana Maria Fontenelle Catrib Universidade de Fortaleza
  • Ana Cléa Veras Camurça Vieira Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2005.p78

Palavras-chave:

Criança, Prevenção de Acidentes, Promoção da Saúde.

Resumo

Abordar a prevenção de agravos à saúde no contexto da escola integra as diretrizes das políticas públicas ao se instituir a educação em saúde como tema transversal no ensino fundamental brasileiro. O estudo teve o propósito de descrever a utilização do lúdico como estratégia preventiva de acidentes em crianças no contexto escolar. Trata-se de um relato de experiência com 26 crianças do Jardim I, da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, em Fortaleza. Os dados foram coletados a partir de técnicas de observação e participação de atividades lúdicas como jogos, desenhos, histórias infantis. Os resultados mostraram que os desenhos e as verbalizações das crianças sobre acidentes e sua prevenção corresponderam às expectativas de aprendizado. Considera-se que o uso de atividades lúdicas é uma opção para despertar a criatividade das crianças, mediada pela linguagem do grupo cultural, possibilitando a construção de conceitos essenciais para entender as formas de prevenir acidentes na infância

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Jane Eyre de Souza Vieira, Universidade de Fortaleza

Professora Titular do Curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado em Educação em Saúde da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Enfermeira do Instituto Dr. José Frota, Fortaleza-CE.

Kaline Lucena de Araújo, Universidade de Fortaleza

Aluna do Curso de Enfermagem. Ex- Bolsista do Programa de Iniciação Científica da Fundação Edson Queiroz – PROBIC/ FEQ.

Ana Maria Fontenelle Catrib, Universidade de Fortaleza

Pedagoga. Doutora em Educação. Professora Titular do Curso de Graduação em Pedagogia e do Mestrado em Educação em Saúde da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Ana Cléa Veras Camurça Vieira, Universidade de Fortaleza

Terapeuta Ocupacional. Especialista em Psicomotricidade. Professora Assistente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Vieira, L. J. E. de S., Araújo, K. L. de, Catrib, A. M. F., & Vieira, A. C. V. C. (2012). O lúdico na prevenção de acidentes em crianças de 4 a 6 anos. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 18(2), 78–84. https://doi.org/10.5020/18061230.2005.p78

Edição

Seção

Artigos Originais