Promovendo educação em saúde no espaço não formal de aprendizagem

Autores

  • Cintia Soares Guerin Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).
  • Cadidja Coutinho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Felippe Martins Damaceno Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Nandra Martins Soares Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Jiam Pires Frigo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Lizandra Martins Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2017.p5

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Saúde Coletiva, Qualidade de Vida.

Resumo

Objetivo: Investigar as concepções de residentes de lar de adoção sobre estilo de vida e viabilizar a promoção da saúde nesse espaço por meio de oficinas pedagógicas teórico-práticas. Métodos: Estudo realizado de setembro a novembro de 2015 em Santiago, Rio Grande do Sul, com 09 residentes femininas de um lar de adoção e dividido em três módulos: (i) contato com os responsáveis pelo lar de adoção; (ii) realização de uma avaliação prévia das residentes sobre estilo de vida por meio da ferramenta Pentáculo do bem-estar (PBE); (iii) elaboração e execução de oficinas teórico-práticas com as temáticas: higiene corporal, higiene bucal, educação sexual, alimentação saudável e atividade física. Resultados: Em relação à higiene corporal, todas as residentes apresentam o hábito de higienizar as mãos antes das refeições. Já na higiene bucal, mais da metade não têm o hábito de usar o fio dental diariamente, bem como, uma minoria se consulta periodicamente com o dentista. No que diz respeito ao tema educação sexual, todas as residentes conhecem ou já mantiveram contato com algum método contraceptivo. No quesito alimentação saudável, a maioria costuma consumir doces e raramente ingerem refrigerantes. Menos da metade das participantes costumam incluir a prática de atividade física no seu lazer. A partir da análise dos PBE, foram elaboradas as oficinas pedagógicas teórico-práticas. Conclusão: Observou-se que as participantes apresentaram uma percepção positiva sobre o estilo de vida de acordo com os parâmetros do instrumento utilizado.

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Biografia do Autor

Cintia Soares Guerin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago / RS. Possui experiência na área de Educação e Saúde em espaços não formais de aprendizagem. Atualmente, aluna especial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biociência e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Área de concentração: Biologia, processo saúde-doença e políticas da saúde.

Cadidja Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ UFSM. Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)/UFSM e Mestrado pelo PPG Educação em Ciências: Química da vida e Saúde/UFSM. Atua como professora na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI Campus Santiago). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial PET Biologia, participando de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Áreas de interesse: Educação em Ciências, Educação Ambiental e Ensino de Genética.

Felippe Martins Damaceno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015). Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando na linha de pesquisa de Saneamento Ambiental.

Nandra Martins Soares, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Especialista em Neuropsicologia e Educação pela Faculdade Itecne de Cascavel. Graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Possui experiência em Clínica, Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, atuando principalmente na investigação das funções executivas. Atualmente é psicóloga escolar na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Jiam Pires Frigo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Bacharel em Engenharia Agrícola pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Santiago/RS (2009) , Mestre em Eng. Agrícola (área de concentração Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2012), Doutorado em Eng. Agrícola (UNIOESTE-Cascavel/PR). Professor do Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura - ECI no Instituto Latino Americano de Tecnologia, Território e Infraestrutura - ILATTI UNILA - Foz do Iguaçú - PR. Atua na área de Engenharia, com ênfase em Hidráulica, Engenharia de Água e Solo, nas sub-áreas de Reuso de Água na Agricultura, Irrigação e Drenagem.

Lizandra Martins Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Técnica agrícola pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, atualmente cursando Ciências Biológicas pelo mesmo instituto.

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Publicado

2017-03-29

Como Citar

Guerin, C. S., Coutinho, C., Damaceno, F. M., Soares, N. M., Frigo, J. P., & Soares, L. M. (2017). Promovendo educação em saúde no espaço não formal de aprendizagem. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 30(1). https://doi.org/10.5020/18061230.2017.p5

Edição

Seção

Artigos Originais