Validação de uma cartilha sobre a detecção precoce do transtorno do espectro autista

Autores

  • Samila Sousa Vasconcelos Centro Universitário Inta
  • Ilvana Lima Verde Gomes Universidade Estadual do Ceará
  • Erika de Vasconcelos Barbalho Centro Universitário Inta
  • Samara Sousa Vasconcelos Gouveia Universidade Federal do Piauí
  • Guilherme Pertinni de Morais Gouveia Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2018.8767

Palavras-chave:

Transtorno Autístico, Diagnóstico Precoce, Tecnologia Educacional.

Resumo

Objetivo: Validar uma cartilha educativa destinada aos profissionais e trabalhadores da Atenção Básica que favoreça a detecção precoce da criança com autismo. Métodos: Pesquisa de desenvolvimento metodológico, com abordagem qualitativa, de validação de tecnologia. Realizou-se em Sobral, cidade do interior do Ceará, e na capital, Fortaleza, dividindo-se em três momentos: construção da cartilha educativa, validação por 13 juízes especialistas e elaboração da versão final da cartilha. A coleta de dados, que ocorreu entre julho e agosto de 2015, deu-se através de uma ficha de avaliação, em que os juízes avaliaram e fizeram correções e sugestões referentes à cartilha. Esses dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Os juízes avaliaram os itens “conteúdo”, “ilustrações”, “aparência”, “organização” e “motivação” da cartilha como adequados. As correções e sugestões feitas foram incluídas na versão final da cartilha. Conclusão: A cartilha educativa “Detecção precoce da criança com transtorno do espectro autista – TEA” mostrou-se um material educativo válido e confiável para ser utilizado a fim de favorecer o diagnóstico precoce do paciente com TEA.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Vasconcelos, S. S., Gomes, I. L. V., Barbalho, E. de V., Gouveia, S. S. V., & Gouveia, G. P. de M. (2018). Validação de uma cartilha sobre a detecção precoce do transtorno do espectro autista. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 31(4). https://doi.org/10.5020/18061230.2018.8767

Edição

Seção

VI Seminário Internacional em Promoção da Saúde