Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Journal Of Administrative Sciences - JAS
Revista Ciências Administrativas - RCA
Qualis - CAPES Periódicos: B2
ISSN (online): 2318-0722

A Revista Ciências Administrativas – RCA tem como missão levar aos seus leitores o conhecimento do novo e relevante nas áreas de interesse da revista, por meio de divulgação de artigos resultantes de pesquisa científica inédita, compromissados com a sociedade, o desenvolvimento socioambiental, científico e cultural.

O periódico nasceu em 1989 com periodicidade anual e em 2012 passou a apresentar periodicidade semestral, de 2007 em diante a RCA terá periodicidade quadrimestral. A condução das avaliações dos artigos submetidos segue o sistema de avaliação de pares (peer review) e avaliação cega (sem identificação, blind review).

A Revista Ciências Administrativas - RCA (antiga Revista do Centro de Ciências Administrativas da Universidade de Fortaleza – UNIFOR) é um veículo de divulgação do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), que congrega os cursos de Administração, Contabilidade, Turismo, Comércio Exterior e Economia. Está ligada ao Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas (PPGA), cujas linhas de pesquisa são Estratégia nas Organizações (ESO) e Estudos SocioAmbientais (ESA), refletindo essas linhas as áreas de interesse da revista.

A RCA é afiliada à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

 

Políticas de Seção

Editorial

Revista Ciências Administrativas
ISSN (online) 2318-0722

A política editorial da Revista Ciências Administrativas (RCA) tem como abrangência a publicação de trabalhos científicos de reconhecido interesse no campo da Administração, Economia, Contabilidade, Turismo e Comércio Exterior.
Especificamente a RCA também tem interesse em trabalhos científicos nas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Administração de Empresas (PPGA) da Universidade de Fortaleza, consolidadas nos seguintes eixos temáticos:

ESO - Estratégias Organizacionais
Esta linha abrange pesquisas vinculadas às temáticas: aspectos teóricos, formulação e processo, conhecimento, de negócios, corporativas, sustentabilidade e ética, empreendedorismo, cooperativas, negócios internacionais, modelagem e desempenho, perspectivas sociológicas, governo e desenvolvimento, envolvendo relações interorganizacionais e interações com o ambiente externo, nos focos nacional e internacional.

ESA - Estudos Socioambientais
Esta linha abrange pesquisas relacionadas à gestão social e ambiental nas esferas públicas, privadas e de organizações da sociedade civil, cobrindo investigações nas áreas de responsabilidade social, accountability, governança, arranjos produtivos locais, desenvolvimento local, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade.

A Revista Ciências Administrativas - RCA tem por objetivos:
Contribuir para o aperfeiçoamento e atualização do conhecimento científico de discentes, docentes e profissionais envolvidos com as áreas de interesse da revista;
Publicar trabalhos originais que se enquadrem nas categorias: Artigos teórico-empírico, ensaios e casos de ensino.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Os trabalhos encaminhados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico, e devem ser encaminhados em fluxo contínuo. A revista receberá para publicação artigos redigidos em português, espanhol ou inglês, ficando os textos sob inteira responsabilidade dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Superior de Editoração ou do Comitê de Editoração. Os originais serão submetidos à apreciação do Comitê de Editoração e ou consultores, que dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência de sua aceitação, podendo, inclusive, reapresentá-los aos autores com sugestões para que sejam feitas alterações necessárias no texto para que se adaptem às normas editoriais da Revista. Cada trabalho será apreciado por dois consultores, cujos nomes permanecerão em sigilo, omitindo-se também deles os nomes dos autores. Os trabalhos deverão vir acompanhados de uma carta do(s) autor (es), autorizando sua publicação na revista. Deverá constar, no final do trabalho, o endereço completo e e-mail de pelo menos um(a) autor(a), para o encaminhamento de correspondência pelos editores da revista.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Nesta segunda edição de 2017 temos os seguintes números: cinco artigos com uso de métodos quantitativos e três qualitativos, observando aqui uma supremacia dos métodos quanti. Sete artigos são teórico-empíricos, sendo um deles um estudo de caso, contra apenas um ensaio. Aqui se repete a esmagadora preferência por estudos teórico-empíricos. Dos oito trabalhos apresentados, um deles está em modo APA. Os autores brasileiros já começam a produzir trabalhos em modo APA objetivando uma visibilidade internacional. Quanto ao setor, quatro referem-se às organizações públicas, três a organizações privadas e um genérico, havendo um equilíbrio no binômio público-privado. Finalmente, quanto aos temas dois artigos tratam de comportamento do consumidor, sendo um deles na temática da espiritualização; os demais são divididos em gestão ambiental, finanças, contabilidade (transparência), ensino à distância, empreendedorismo e teoria neoinstitucional/ internacionalização.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Nesta terceira edição de 2017, período set/dez/17, nossos leitores terão o prazer de ler oito artigos.
Quanto aos temas um se refere à inovação, outro ao empreendedorismo, um em modelagem organizacional
e cinco referentes à marketing (quatro de comportamento do consumidor e um de identidade visual).
Prevalece, então, neste número, a área de marketing. Quanto aos setores, seis focam na área privada e dois
na área pública, prevalecendo a primeira. Quanto às atividades os artigos estão distribuídos em serviços
de moda, consumo feminino, produtos falsificados de luxo, shoppings, facebook, judiciário e instituição
de ensino, mostrando diversidade. Todos os oito artigos estão escritos em língua portuguesa, apesar de
se saber que começa um tendência/motivação dos autores em escreverem em língua inglesa. No que se
refere ao modo de referenciar, dois artigos são escritos em modalidade APA e seis em ABNT, mas nota-se
que os autores começam a escrever em modo APA para poder ficarem mais alinhados com os artigos de
periódicos internacionais. Dos seis trabalhos cinco são surveys e dois são estudos de caso. O que se sabe
na literatura é o início de artigos experimentais, mas a predominância ainda é de estudos surveys. Dos oito
trabalhos, sete são teórico-empíricos e um é de caso de ensino. A RCA aceita caso de ensino e faz parte
de poucos periódicos nacionais que privilegiam esta modalidade. Dos trabalhos apresentados, cinco usam
metodologia quantitativa e três metodologia qualitativa, consolidando a preferência nacional em estudos
quantitativos, pelo menos em direção a essa modalidade. Esperamos que nossos leitores apreciem nossa
produção em 2017.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada trabalho será apreciado inicialmente pelos editores da revista (desk review), que examinarão se o tema está inserido na linha editorial, se o trabalho tem merecimento de ir à frente para o sistema de avaliação e se o trabalho atende às normas da Revista.
Uma vez enquadrado no escopo da revista, o artigo é encaminhado para dois avaliadores doutores (double review) na especialidade inerente, sem os nomes dos autores (blind-review).
É estabelecido um prazo de até 21 dias corridos para que os avaliadores devolvam o artigo mediante formulário específico na própria plataforma SEER.
O artigo será devolvido pelos avaliadores indicando aprovação, aprovação com ressalvas ou reprovação. Caso um dos autores reprove e outro autor aprove ou aprove com ressalvas, o trabalho será encaminhado para um terceiro avaliador.
Antes da publicação o artigo é revisado nos quesitos formatação (ABNT ou APA) e gramática.
Atualmente, em média, os artigos estão sendo avaliados em até três meses, devido aos possíveis atrasos de avaliação e à demanda para este veículo. Para decisão final para publicação o tempo estimado é de até seis meses.

 

Periodicidade

A partir de 2017 Quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexadores

DOAJ
EBSCO
GOOGLE SCHOLAR
LOCKSS
QUALIS CAPES
REDALYC
REDIB
SPELL
SUMÁRIOS.ORG

 

Diretórios

DIADORIM IBICT
DOI
LATINDEX