Vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais com a adoção dos conceitos e das práticas de responsabilidade social corporativa - o caso das empresas baianas

Autores

  • Marcelle Colares Oliveira Universidade de Fortaleza
  • Antônio Lopo Martinez Universidade de Fortaleza
  • Lorena Andrade Pinho Universidade de Fortaleza
  • Tânia Ferreira Jesus

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.9.1.%25p

Resumo

As organizações na busca de oportunidades de negócios, têm procurado criar um diferencial que melhore sua imagem e contribua para o benefício da sociedade. A Responsabilidade Social Corporativa vem cada vez mais sendo discutida e acredita-se que as empresas que adotam seus conceitos e práticas têm tido vantagens em relação às outras no mercado nacional e internacional. Neste trabalho, procurou-se responder aos seguintes questionamentos: Quais as vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais, quando adotam os conceitos e as práticas de Responsabilidade Social Corporativa? Quais empresas baianas adotam as práticas de responsabilidade social e, dentre elas, quais estão inseridas no mercado internacional? O trabalho trata-se de um estudo exploratório, em que se realizou pesquisa bibliográfica e documental, para trazer uma melhor compreensão sobre o assunto. Concluiu-se que as empresas baianas que se utilizam dessas práticas, estão melhor posicionadas no mercado competitivo e têm vantagens na realização dos negócios internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelle Colares Oliveira, Universidade de Fortaleza

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - USP; Presidente da Comissão Técnica do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará, desde 2001 Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, desde 2002. Membro da Comissão de Avaliação dos trabalhos do Congresso USP de Contabilidade (2001/2002/2003/2004)

Antônio Lopo Martinez, Universidade de Fortaleza

Fundação Visconde de Cairu

Lorena Andrade Pinho, Universidade de Fortaleza

Fundação Visconde de Cairu

Tânia Ferreira Jesus

Fundação Visconde de Cairu

Downloads

Como Citar

OLIVEIRA, M. C.; MARTINEZ, A. L.; PINHO, L. A.; JESUS, T. F. Vantagens obtidas pelas empresas brasileiras nos negócios internacionais com a adoção dos conceitos e das práticas de responsabilidade social corporativa - o caso das empresas baianas. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 9, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.9.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/204. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos