Gestão de inovação e fatores de competitividade na bioindústria brasileira –

Autores

  • Adelaide M.C. Baêta Universidade de Fortaleza
  • Valéria M.M. Judice Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.14.2.%25p

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo exploratório sobre fatores de inovação e competitividade em micro e pequenas empresas (MPEs) de biotecnologia, organizadas em um cluster na região metropolitana de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, Brasil. O trabalho empírico baseia-se em entrevistas em profundidade realizadas com diretores e gerentes de P&D numa amostra de 17 empresas de biotecnologia de Minas Gerais selecionadas de uma população de 90 empresas identificadas nesta região. A pesquisa é orientada por duas questões gerais: 1) Como se organizam e qual a intensidade dos processos de inovação em empresas de biotecnologia em Minas Gerais? 2) Como aperfeiçoar processos de gestão de inovação em arranjos produtivos locais, ou clusters? O trabalho está estruturado em 5 seções. A seção introdutória contextualiza o objeto de pesquisa; a segunda apresenta o referencial teórico adotado, destacando o ambiente e atores, assim como a organização industrial dos bio-empreendimentos; a terceira parte descreve a metodologia do estudo empírico; a quarta discute os resultados obtidos na pesquisa e a quinta apresenta as reflexões finais sobre o estudo realizado e as perspectivas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelaide M.C. Baêta, Universidade de Fortaleza

Professora, pesquisadora, Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração de Empresas Faculdade de Ciências Humanas, Fundação Pedro Leopoldo. Dsc., COPPE/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (Gestão de Inovação Tecnológica

Valéria M.M. Judice, Universidade de Fortaleza

Professora, pesquisadora , Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração de Empresas Faculdade de Ciências Humanas, Fundação Pedro Leopoldo. PhD .SPRU/Sussex University, UK (Políticas de Ciência e Tecnologia)

Downloads

Como Citar

BAÊTA, A. M.; JUDICE, V. M. Gestão de inovação e fatores de competitividade na bioindústria brasileira –. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 14, n. 2, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.14.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/210. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos