Estratégias ambientais em grandes empresas com atividade galvânica no Rio Grande do

Autores

  • Marta Regina Lopes Tocchetto Universidade de Fortaleza
  • Lauro Charlet Pereira Universidade de Fortaleza
  • Andréa Moura Bernardes Universidade de Fortaleza
  • Luis Felipe Machado Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.10.1.%25p

Resumo

As pressões sociais sinalizam que os custos para adequação da empresa às demandas do meio ambiente podemse transformar em conscientização, pois a sociedade não mais aceita a exacerbação do lucro, obtido às custas dos efeitos ambientais negativos. Assim, a proteção ambiental deixou de ser uma função exclusiva da produção, para ser uma função da empresa, fazendo parte da estrutura organizacional e do planejamento estratégico. As empresas que possuem processos galvânicos são consideradas de alto impacto ambiental, devido ao grande consumo de água, energia, geração de emissões e resíduos sólidos perigosos. Conciliar a atividade produtiva com a sustentabilidade ambiental é um desafio enfrentado pelas empresas. Este contexto determinou o problema da pesquisa: qual o tipo e o foco das estratégias ambientais, adotadas pelas grandes empresas do Rio Grande do Sul, com atividade galvânica, para o controle dos impactos negativos? O objetivo do trabalho foi identificar tipos de estratégias, a partir das medidas ambientais implantadas nas empresas pesquisadas. Para a realização da pesquisa foi usado o método investigativo, a partir do estudo de caso em cinco grandes empresas. O estudo de caso permitiu identificar o potencial das empresas gaúchas para a implantação de estratégias preventivas que possibilitam reduzir perdas e a poluição ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Regina Lopes Tocchetto, Universidade de Fortaleza

1Doutoranda em Engenharia em Ciência dos Materiais, Metalúrgica e de Minas (UFRGS); Profa. da Universidade.de Federal de Santa Maria (RS)

Lauro Charlet Pereira, Universidade de Fortaleza

2Doutor em Planejamento Ambiental (UNICAMP), Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (SP).

Andréa Moura Bernardes, Universidade de Fortaleza

Doutora em Engenharia de Materiais (Technische Universitat, Berlin). Profa. da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Luis Felipe Machado, Universidade de Fortaleza

4Doutor (UNIVERSITÄT GESAMTHOCHSCHULE KASSEL, GHK, Alemanha). Prof.da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Como Citar

TOCCHETTO, M. R. L.; PEREIRA, L. C.; BERNARDES, A. M.; MACHADO, L. F. Estratégias ambientais em grandes empresas com atividade galvânica no Rio Grande do. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 10, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.10.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/219. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos