Gestão do capital de giro de pequenas empresas

Autores

  • Valdineide Santos Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Márcio André Veras Machado Universidade Federal da Paraíba -

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.13.1.%25p

Resumo

Esse artigo tem como objetivo fazer uma síntese das principais diretrizes que orientam as estratégias de ação das pequenas empresas comerciais, localizadas na cidade de João Pessoa/PB, no que diz respeito às políticas de administração do capital de giro. Para análise dos dados, utilizou-se a entrevista pessoal estruturada em um roteiro previamente elaborado. A pesquisa envolveu um estudo empírico com 28 empresas. Quanto às estratégias utilizadas para gestão do caixa, constatouse que a maioria das empresas pesquisadas oferece descontos promocionais, como uma forma de agilizar entradas de caixa e estabelece uma política de negociação de prazos de compra, como forma de retardar desembolsos. Quanto à gestão das contas a receber, constatou-se que o principal instrumento de crédito utilizado é o cartão de crédito e duplicatas e/ou cheques. Quanto à política de cobrança, o principal instrumento utilizado é a cobrança por telefone. Com relação à gestão dos estoques, constatou-se que é grande parte das empresas consultadas estabelece um estoque mínimo, tendo um giro de até quatro vezes por ano. Quanto ao financiamento do capital de giro, a maioria das empresas o faz por meio da conta garantida e do cheque especial.

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Biografia do Autor

Valdineide Santos Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba

Márcio André Veras Machado, Universidade Federal da Paraíba -

Universidade Federal da Paraíba -

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Como Citar

ARAÚJO, V. S.; MACHADO, M. A. V. Gestão do capital de giro de pequenas empresas. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 13, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.13.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/259. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos