Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias

Autores

  • Fernanda Marques de Almeida Holanda UNB/UFPB/UFPE/UFRN
  • Lúcia Silva Albuquerque UNB/UFPB/UFPE/UFRN
  • José Ribamar de Carvalho Marques UNB/UFPB/UFPE/UFRN
  • Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.13.1.%25p

Resumo

Com o aumento, nos últimos anos, dos processos de fusão e aquisição, ganhou importância a discussão em torno de metodologias disponíveis para a realização de avaliação de empresas. A despeito de toda a discussão já travada em torno do assunto, cabe observar que ainda não existem respostas “pacíficas” quando se trata de avaliar negócios. De acordo com as teorias de finanças, um analista; ao avaliar uma empresa, deve procurar alcançar um valor econômico justo, ou seja, um valor que represente de modo equilibrado as potencialidades e perspectivas de determinada empresa. Acredita-se que o processo de avaliação de uma empresa é muito complexo, por envolver variáveis subjetivas e ferramental técnico, no qual a qualidade das informações utilizadas é crucial para a eficiência do produto final. Dessa forma, o foco da avaliação deve estar concentrado no processo de avaliação em si e não em seu resultado final. Dessa forma, este estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o assunto, apresentando as principais metodologias e processos utilizados para avaliação de empresas e, deste modo, contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre a Avaliação Econômica de uma Empresa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Marques de Almeida Holanda, UNB/UFPB/UFPE/UFRN

Programa Multiinstitucional Inter–Regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UNB/UFPB/UFPE/UFRN

Lúcia Silva Albuquerque, UNB/UFPB/UFPE/UFRN

Programa Multiinstitucional Inter–Regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis

José Ribamar de Carvalho Marques, UNB/UFPB/UFPE/UFRN

Programa Multiinstitucional Inter–Regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis

Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba

Downloads

Como Citar

HOLANDA, F. M. de A.; ALBUQUERQUE, L. S.; MARQUES, J. R. de C.; CAVALCANTE, P. R. N. Avaliação de empresas: uma abordagem das diversas metodologias. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 13, n. 1, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.13.1.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/263. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos