A educação superior e o potencial empreendedor: um estudo de caso em uma

Marcio Roberto Loiola Machado, Miguel Eduardo Moreno Añez, Rubens Eugênio Barreto Ramos

Resumo


Pautado na capacidade da educação em esculpir o comportamento das pessoas, o objetivo deste estudo é o de investigar a relação entre os fatores ligados ao empreendedorismo, tanto psicológicos quanto cognitivos, com o potencial empreendedor e a importância da educação superior privada na composição desta relação, com o intuito de traçar novas estratégias para o aprendizado empreendedor. Para tanto foram analisados 264 alunos pertencentes ao Curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada, face à missão e objetivos de ambos, em desenvolver a capacidade empreendedora em seus alunos. O presente trabalho inicia-se com uma introdução, em que são abordadas a preocupação do governo, bem como as pesquisas que envolvem a educação e o empreendedorismo; em seguida, retrata tipologia da educação e a educação empreendedora, conceituação sobre o potencial empreendedor. Nas últimas três seções, descreve-se a metodologia, a análise e a discussão dos resultados e, por último, uma conclusão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.11.1.%25p

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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