O estudo de caso como ferramenta para o ensino de empreendedorismo

Autores

  • Simone Cristina Ramos Puc- Paraná
  • Jane Mendes Ferreira Puc- Paraná
  • Fernando Antônio Prado Gimenez Puc- Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.11.2.%25p

Resumo

O ensino de empreendedorismo parece ser uma tendência, pois tem se difundido rapidamente nas graduações em administração (FERREIRA e RAMOS, 2004). Porém, muitos pesquisadores (VESPER, 1987; GIBB, 1993 e 1996; GUIMARÃES, 2003; FERREIRA e MATTOS, 2003) apontam que tal ensino carece de delimitação metodológica, ferramental adequado e monitoração de resultados. O objetivo deste artigo é apontar a utilidade do estudo de caso como ferramenta para o aprendizado sobre empreendedorismo. Para tanto, é descrito o histórico de uma empresa familiar paranaense e são elaboradas sugestões de discussões teóricas possíveis a partir deste estudo de caso. É demonstrada a possibilidade de associar à história deste empreendimento teorias embasadas na escola dos atributos pessoais, na escola empreendedora de estratégia e aos dados provenientes do relatório GEM. A conclusão esboçada sugere o ensino do empreendedorismo por metodologias que integrem o ser e o fazer, buscando a formação de agentes capazes de promover o desenvolvimento econômico e social do país.

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Biografia do Autor

Simone Cristina Ramos, Puc- Paraná

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Jane Mendes Ferreira, Puc- Paraná

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Fernando Antônio Prado Gimenez, Puc- Paraná

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Como Citar

RAMOS, S. C.; FERREIRA, J. M.; GIMENEZ, F. A. P. O estudo de caso como ferramenta para o ensino de empreendedorismo. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 11, n. 2, 2009. DOI: 10.5020/2318-0722.11.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/317. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos