O desenvolvimento de capacidades e recursos em incubadoras de empresas (The capability development and resources in business incubators)

Autores

  • José Eduardo Storopoli Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Emerson Antonio Maccari Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Marcelo Pereira Binder Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – FGV-EAESP

Resumo

As incubadoras permitem que as capacidades e recursos disponíveis deem suporte ao desenvolvimento das empresas incubadas. Este trabalho tem como objetivo analisar, sob a ótica da Visão Baseada em Recursos (RBV), como as incubadoras contribuem para o desenvolvimento de suas empresas incubadas durante o processo de incubação. Foi elaborado um estudo de casos múltiploscom empresas incubadas e foram analisados os dados pelas técnicas de agrupamento e de cluster. Para as empresas em estágio inicial de incubação, a infraestrutura tem uma importância maior em relação aquelas em estágio mais avançado de incubação, porém o networking foi apontado como um dos principais benefícios proporcionado pela incubadora. DOI: 10.5020/2318-0722.2015.v21n1p68

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Eduardo Storopoli, Universidade Nove de Julho - Uninove

Doutorando em Administração, Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e professor da UNINOVE.

Emerson Antonio Maccari, Universidade Nove de Julho - Uninove

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP com Estágio Doutoral na University of Massachusetts Amherst - USA (2007). Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2002). Graduado em Administração (2000) e em Ciências da Computação (1996) pela FURB. Pesquisador Bolsista de Produtividade (PQ2/CNPq).

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Doutora (2013) e Mestre (2004) em Administração pelo PPGA da Universidade Nove de Julho. É editora científica da Revista Gestão e Secretariado e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC.

Marcelo Pereira Binder, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – FGV-EAESP

Graduado, mestre e doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1996). Especialização pela Harvard University. Desde 2003 é professor da Fundação Getúlio Vargas - SP.

Downloads

Publicado

01.10.2015

Como Citar

STOROPOLI, J. E.; MACCARI, E. A.; MARTINS, C. B.; BINDER, M. P. O desenvolvimento de capacidades e recursos em incubadoras de empresas (The capability development and resources in business incubators). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 21, n. 1, 2015. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/3571. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos