A conceptual framework towards understanding the relationship between a sport organization and its sponsors

Fernando A. Fleury, Rui David Marques

Resumo


A parceria de patrocínio entre patrocinador e patrocinado, quando analisado o relacionamento business-to-business (B2B), foi pouco investigada. Entretanto, existem muitas pesquisas em outras áreas, o que proporciona pontos de vista muito bons para o assunto. A qualidade dessa parceria B2B é importante para criar, melhorar e manter a parceria, e é crítica para entender as correlações que acontecem nesse relacionamento. Portanto, é proposto um framework conceitual sobre a qualidade do relacionamento patrocinador-patrocinado no esporte, focando nas interações dinâmicas da parceria. Esse framework tenta mostrar a importância do relacionamento de marketing no contexto esportivo, mais especificamente quando se trata do patrocínio. Primeiro, é especificado no que consiste o relacionamento de marketing. Depois, é feita uma revisão sobre patrocínios e seus objetivos. Finalmente, argumenta-se como essas interações ocorrem no relacionamento dessa parceria e qual o papel de cada uma.

DOI: 10.5020/2318-0722.2014.v20n2p584

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2318-0722.20.2.%25p

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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