O saldo ótimo de caixa por meio dos modelos Baumol e de Miller-Orr

Autores

  • Alberto Shigueru Matsumoto Universidade Católica de Brasília
  • João Paulo de Araújo Lima Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.12.2.%25p

Resumo

Este trabalho procura mostrar uma forma de determinação de saldos de caixa, utilizando para isto os modelos Baumol e de Miller-Orr. Parte-se de uma definição de disponibilidades, para apresentar a necessidade da existência de uma administração de caixa eficiente, cujo resultado pode vir a impactar a empresa como um todo. Tem-se uma aplicação prática dos modelos, através de dados reais de uma indústria do Distrito Federal no ramo de bebidas. Nota-se a adaptação destes modelos para se adequar ao contexto econômico-fiscal da empresa e do país. Neste estudo, verificou-se que o modelo mais adequado às empresas em geral, por considerar a imprevisibilidade dos fluxos de caixa, seria o modelo de Miller-Orr, que também se apresentou como uma ferramenta de fácil aplicação, embora requerendo adaptação, devido à incidência de CPMF nestas operações aqui no Brasil. Constatou-se, todavia, que o modelo Baumol pode ser aplicado em algumas empresas, geralmente de pequeno porte, não havendo este tipo de restrição quanto ao modelo de Miller-Orr.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Shigueru Matsumoto, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Administração de Empresas, professor dos cursos de administração e ciências contábeis da UCB – Universidade Católica de Brasília

João Paulo de Araújo Lima, Universidade Católica de Brasília

Bacharel em ciências contábeis pela UCB

Downloads

Como Citar

MATSUMOTO, A. S.; LIMA, J. P. de A. O saldo ótimo de caixa por meio dos modelos Baumol e de Miller-Orr. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.5020/2318-0722.12.2.%p. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/394. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos