Características explicativas do nível de transparência na administração pública municipal

Autores

  • Joyce Santana Bernardo Universidade Federal de Viçosa - UFV.
  • Anderson de Oliveira Reis Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
  • Gislaine Aparecida Santana Sediyama Universidade Federal de Viçosa (UFV).

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.23.2.277-292

Resumo

Ainda que seja recorrente a adoção dos conceitos transparência e accountability na administração pública, observa-se que ainda existem poucas pesquisas sobre os fatores condicionantes da transparência, da accountability e da participação social, principalmente no Brasil. Com o intuito de identificar quais elementos condicionam o nível de transparência na administração pública dos 66 municípios de médio e grande porte de Minas Gerais, construiu-se o Indicador de Transparência Municipal (ITM) a partir das informações sobre a gestão pública que deveriam ser divulgadas, conforme disposto no artigo 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), nos sites de cada município. Estimou-se um modelo de regressão para dados de contagem, utilizando variáveis socioeconômicas, demográficas e financeiras, tendo por base o ano de 2010, para verificar a influência dessas no ITM. Os resultados apontam que nenhum dos municípios analisados cumpriu totalmente as determinações expostas no art. 48 da LRF e que municípios com maior disponibilidade de recursos financeiros e taxas de alfabetização tendem a ser mais transparentes. Conclui-se, pela análise do indicador proposto, que a gestão pública municipal ainda é incipiente na divulgação de informações à sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Santana Bernardo, Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Graduanda em Ciências Contábeis Pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Anderson de Oliveira Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares (UFJF-GV). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Gislaine Aparecida Santana Sediyama, Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Professora do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

26.06.2017

Como Citar

BERNARDO, J. S.; REIS, A. de O.; SEDIYAMA, G. A. S. Características explicativas do nível de transparência na administração pública municipal. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 277–292, 2017. DOI: 10.5020/2318-0722.23.2.277-292. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4131. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos