A propaganda como estratégia de diferenciação no varejo: Construção de uma escala baseada no modelo ARM (Advertising as differentiation strategy in retailing: building a scale based on ARM model)

Autores

  • Euler Alves Brandão UFMG/Stetik Group
  • Gustavo Quiroga Souki Centro Universitário UNA
  • Cid Gonçalves Filho Universidade FUMEC
  • Henrique Cordeiro Martins Universidade FUMEC
  • Reynaldo Maia Muniz Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.22.2.693-724

Resumo

O trabalho visou identificar os elementos execucionais dos comerciais televisivos e seus impactos sobre a avaliação de qualidade das propagandas e sobre a imagem das redes de lojas de eletrodomésticos, com repercussões sobre as intenções de compra dos consumidores e a comunicação boca a boca. Na conclusão, construiu-se uma escala para mensurar o construto imagem e utilizou-se o modelo ARM como base para medir a eficácia das propagandas. Isso permitiu constatar a relevância dos elementos execucionais da propaganda — em especial, aqueles estéticos — como promotores da persuasão.

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Biografia do Autor

Euler Alves Brandão, UFMG/Stetik Group

Presidente da Stetik Group, Doutor em Administração pela UFMG

Gustavo Quiroga Souki, Centro Universitário UNA

Doutor em Administração pela UFLA - Diretor da Souki Pesquisa, Estratégia e Marketing.

Cid Gonçalves Filho, Universidade FUMEC

Doutor em Administração pela UFMG

Henrique Cordeiro Martins, Universidade FUMEC

Doutor em Administração pela UFMG, com sanduíche na Birmingham School - England

Reynaldo Maia Muniz, Faculdade Novos Horizontes

Doutor em Ciências Políticas pela Universidade Complutense de Madri.

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Publicado

20.07.2016

Como Citar

BRANDÃO, E. A.; SOUKI, G. Q.; FILHO, C. G.; MARTINS, H. C.; MUNIZ, R. M. A propaganda como estratégia de diferenciação no varejo: Construção de uma escala baseada no modelo ARM (Advertising as differentiation strategy in retailing: building a scale based on ARM model). Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 693–724, 2016. DOI: 10.5020/2318-0722.22.2.693-724. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4548. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos