Análise da associação entre a imagem da mulher em comerciais de cerveja e o comportamento de compra dos consumidores

Monize Sâmara Visentini, Vanessa Unfried Fenner, Djeferson de Oliveira

Resumo


Desde o início do século XX, quando a bebida começou a surgir no país, até hoje, o principal atrativo dos comercias de
cerveja consiste na imagem da mulher. Este estudo tem como objetivo verificar se esse consagrado atrativo realmente exerce
influência sobre o comportamento de compra dos consumidores. Como metodologia, a pesquisa realizada foi descritiva e
quantitativa, caracterizando-se como levantamento ou survey. Para possibilitar o alcance do objetivo proposto,aplicou-se um
questionário auto administrado, validado por meio de um pré-teste com 309 consumidores de cerveja com idade superior
a 18 anos. A amostra foi selecionada por meio de amostragem não probabilística por conveniência e com uma equação de
Levine et al. (2013), utilizada em situações em que não se conhece o desvio-padrão amostral nem a proporção populacional
do universo investigado. Como resultado da pesquisa, verificou-se a eficácia da imagem da mulher em propagandas de
cerveja, especialmente diante do público masculino. Além disso, nota-se uma tendência de as consumidoras mulheres terem
uma percepção mais positiva sobre comerciais de cerveja que ilustradas com homens.

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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