Análise da associação entre a imagem da mulher em comerciais de cerveja e o comportamento de compra dos consumidores

Autores

  • Monize Sâmara Visentini Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- Campus Cerro Largo.
  • Vanessa Unfried Fenner Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Djeferson de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.23.3.431-445

Resumo

Desde o início do século XX, quando a bebida começou a surgir no país, até hoje, o principal atrativo dos comercias de cerveja consiste na imagem da mulher. Este estudo tem como objetivo verificar se esse consagrado atrativo realmente exerce influência sobre o comportamento de compra dos consumidores. Como metodologia, a pesquisa realizada foi descritiva e quantitativa, caracterizando-se como levantamento ou survey. Para possibilitar o alcance do objetivo proposto,aplicou-se um questionário auto administrado, validado por meio de um pré-teste com 309 consumidores de cerveja com idade superior a 18 anos. A amostra foi selecionada por meio de amostragem não probabilística por conveniência e com uma equação de Levine et al. (2013), utilizada em situações em que não se conhece o desvio-padrão amostral nem a proporção populacional do universo investigado. Como resultado da pesquisa, verificou-se a eficácia da imagem da mulher em propagandas de cerveja, especialmente diante do público masculino. Além disso, nota-se uma tendência de as consumidoras mulheres terem uma percepção mais positiva sobre comerciais de cerveja que ilustradas com homens.

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Biografia do Autor

Monize Sâmara Visentini, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- Campus Cerro Largo.

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA-EA-UFRGS). Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Vanessa Unfried Fenner, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Graduação em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Djeferson de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Graduação em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

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Publicado

16.10.2017

Como Citar

VISENTINI, M. S.; FENNER, V. U.; DE OLIVEIRA, D. Análise da associação entre a imagem da mulher em comerciais de cerveja e o comportamento de compra dos consumidores. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 431–445, 2017. DOI: 10.5020/2318-0722.23.3.431-445. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/5630. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos