Materialismo e consumo de produtos de luxo falsificados

Pablo Medeiros Silva, Juliana Carvalho de Sousa, Aline Nery do Vale, Bruna Dantas Lima, Noeme Moreira de Araújo

Resumo


A procura por bens luxuosos tem sido cada vez mais crescente. Seu mercado encontra-se em ascensão, atraindo a atenção
de empresas e pesquisadores para o materialismo, como também para o problema da falsificação desses produtos. O
objetivo desse trabalho é investigar a relação entre o materialismo e o consumo de produtos falsificados em consumidores
de cidades do estado do Rio Grande do Norte. Sendo a pesquisa de natureza descritiva e explicativa, com abordagem
quantitativa, utilizou-se neste estudo o questionário de materialismo propostos por Richins e Dawson (1992), e o de compra
de produtos falsificados, elaborado por Wilcox et al. (2009) e validado por Queiroz (2014), os quais foram aplicados a 615
consumidores. A pesquisa mostrou que houve correlação entre o materialismo e o consumo de produtos de luxo falsificados,
como também revelou que as mulheres apresentaram maiortendência materialista do que os homens, assim como os
indivíduos que possuem nível superior, os consumidores pertencentes às classes C e D e as pessoas solteiras foram as
categorias mais representativas no que tange ao materialismo. Em relação ao consumo de produtos falsificados, o gênero
feminino, os indivíduos solteiros, as pessoas com nível superior e aqueles que recebem entre três e seis salários mínimos
foram os que mais apresentaram tendências a esse tipo de consumo. O artigo traz contribuições à teoria e pode auxiliar
as organizações a adotarem estratégias para alcançar diferentes segmentos de mercado para o consumo de bens de luxo,
como também a prevenirem a falsificação de seus produtos, evitando perdas financeiras e outras consequências.

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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