O poder da identidade visual dos restaurantes de shopping mediante uma abordagem gestáltica

Marta Glaucia Moraes de Figueiredo, Vanessa Brasil Campos Rodríguez, Manoel Joaquim Fernandes de Barros

Resumo


O presente estudo analisa o poder da identidade visual de marca no comportamento de consumo em restaurantes presentes
na praça de alimentação no Boulevard Shopping, em Feira de Santana (BA), à luz de conceitos de identidade visual da
marca, modelos de análise de marca e comportamento de consumo em shopping centers. Para avaliar este grau de
importância como diferencial competitivo no processo de tomada de decisão, foi feita a análise do discurso das marcas na
fase qualitativa e posteriormente confrontada com o método quantitativo de pesquisa, realizada por meio de questionários
com consumidores na praça de alimentação. As interpretações de cada identidade visual foram realizadas com base na
teoria da percepção da forma da Gestalt. O principal resultado alcançado foi perceber que existem relações diretas entre o
processo de compra e a identidade visual das marcas.

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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