Somos todos iguais virtualmente? analisando os moderadores idade, gênero e experiência no uso do facebook

Autores

  • Monize Sâmara Visentini Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Daiane Lindner Radons Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fernanda Bard Chagas Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.23.3.459-475

Resumo

Esta pesquisa identifica a percepção de usuários brasileiros com relação aos motivadores do uso do Facebook, além de analisar como os moderadores “idade”, “gênero” e “experiência de uso” na rede social influenciam essa percepção. A revisão da literatura aborda a avaliação das variáveis “idade”, “gênero” e “experiência de uso” de redes sociais. Aplicou-se um levantamento com454 usuários do Facebook. Os resultados indicam que o Facebook é uma plataforma de fácil uso, mas que não incita imersão por parte de seus usuários. Observou-se que o gênero feminino apresenta maior intenção de uso da rede social quando esta se mostra de fácil uso. Com relação à idade, destaca-se a associação entre jovens e a facilidade para aprender e utilizar o Facebook.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monize Sâmara Visentini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul Professora do Curso de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Daiane Lindner Radons, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Assistente em Administração na Universidade Federal da Fronteira Sul.

Fernanda Bard Chagas, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduação em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul.

Downloads

Publicado

16.10.2017

Como Citar

VISENTINI, M. S.; RADONS, D. L.; CHAGAS, F. B. Somos todos iguais virtualmente? analisando os moderadores idade, gênero e experiência no uso do facebook. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 459–475, 2017. DOI: 10.5020/2318-0722.23.3.459-475. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/6237. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos