Estudo do Comportamento Empreendedor de Gestores em uma Instituição Pública de Ensino

Cristina Aparecida Carneiro, Eloísa Helena Rodrigues Guimaraes, Emerson Antônio Maccari, José Eduardo Storopoli

Resumo


A temática investigada neste artigo é o comportamento empreendedor voltado para a esfera pública. Objetivou-se verificar
de que forma as características do comportamento empreendedor de gestores da Escola de Minas da Universidade Federal
de Ouro Preto contribuem para o desenvolvimento de um ambiente empreendedor na instituição. Caracterizado como um
estudo de caso, o estudo foi realizado por meio de pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi
realizada seguindo um roteiro semi estruturado, analisado por meio da técnica do discurso do sujeito coletivo. A abordagem
comportamentalista de McClelland (1972) serviu de base para a construção do instrumento de pesquisa. Verificou-se que os
gestores acompanham a tendência da gestão inovadora e criativa e parecem estar cientes tanto da importância da gestão
empreendedora nas universidades como do que é necessário e o que dificulta sua implantação. Conclui-se que o desafio
que se apresenta é criar ambientes que propiciem o desenvolvimento do espírito empreendedor e o aperfeiçoamento das
características empreendedoras.

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Revista Ciências Administrativas, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0722

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