O PAPEL DA EXPERIÊNCIA DE COMPRA NA INTENÇÃO DE RECOMPRA

Autores

  • Carlos Alberto Alves Universidade Anhembi Morumbi (UAM) http://orcid.org/0000-0003-2260-5580
  • Claudio José Stefanini Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
  • Leonardo Aureliano da Silva Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.2018.6393

Resumo

O propósito deste trabalho é investigar a relação entre a experiência de compra e a intenção de recompra e o papel mediador da satisfação e da confiança do consumidor nesta relação. A hipótese central do trabalho prevê que a experiência de compra possui relação positiva e significante com a intenção de recompra. Foi realizada uma pesquisa tipo survey com 416 consumidores da região Sul da cidade de São Paulo e utilizada modelagem de equação estrutural, para avaliar as relações entre caminhos e testes de hipóteses. Os resultados apontam que os consumidores cujas experiências de compra são positivas tendem a possuir intenções de recompra com o mesmo varejista de forma positiva. Foi comprovada uma relação positiva e significante entre os dois construtos. Também se encontrou que a satisfação é um mediador entre a experiência de compra e a intenção de recompra, porém o mesmo não se pode afirmar sobre a confiança. Como contribuição gerencial, este trabalho mostra a importância do varejista em construir pistas que aumentem a experiência de compra do consumidor, como a atmosfera da loja, incentivo à participação de companhias durante o período de compra e a criação de laços de afeição entre o consumidor e a loja. Este estudo é original, pois, no Brasil, poucos trabalhos publicados consideram a experiência de compra como objeto de investigação e não há trabalhos que discutam a mediação da satisfação na intenção de recompra. Sendo assim, a pesquisa se justifica tanto teoricamente como gerencialmente.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Alves, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade - Mestrado e Doutorado Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Claudio José Stefanini, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade - Mestrado e Doutorado Doutor em Administração pela Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiro (FEI)

Leonardo Aureliano da Silva, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Professor do Programa Mestrado Profissional Gestão em Alimentos e Bebidas Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Coordenador e Professor do Programa Mestrado Profissional Gestão em Alimentos e Bebidas Doutor em em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP

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Publicado

29.06.2018

Como Citar

ALVES, C. A.; STEFANINI, C. J.; DA SILVA, L. A.; MORETTI, S. L. do A. O PAPEL DA EXPERIÊNCIA DE COMPRA NA INTENÇÃO DE RECOMPRA. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 24, n. 2, 2018. DOI: 10.5020/2318-0722.2018.6393. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/6393. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos