Tratamento de dados em alta frequência e estimação de medidas de volatilidade: um estudo de caso para petr4

Autores

  • Alcides Carlos Araújo Universidade de São Paulo
  • Alessandra Montini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5020/2318-0722.23.2.262-276

Resumo

O artigo tem objetivo de analisar o tratamento de dados em alta frequência para a estimação de medidas de volatilidade percebida (realized volatility - RV). Para atingir os objetivos, buscou-se analisar as metodologias para limpeza de outliers e agregação dos preços. Para os métodos de agregação, consideraram-se as seguintes formas de amostragem: último preço negociado; preço ponderado pelo volume; preço ponderado pelo logaritmo do volume; preço ponderado pelo número de negociações; mediana dos preços e preços de maior volume associado. Foram estudadas as métricas RCov (sensível a problemas de microestrutura), rOWCov, medRV, minRV e rRTSCov, consideradas robustas a saltos e ruídos de microestrutura. Quanto aos resultados, observou-se que a remoção de outliers não influenciou de maneira significativa o processo de estimação da volatilidade percebida. Em relação à análise de agregação dos preços, por meio de uma simples mudança na metodologia, observaram-se diferenças significativas nas estimativas das volatilidades percebidas. Para a análise dos métodos de agregação, considerando as seis formas de amostragem, verificou-se que todas as medidas foram sensíveis às mudanças na forma de amostragem para agregar os preços. Do ponto de vista prático, gerenciar dados em alta frequência é um desafio devido à necessidade de manipulação de grandes bases. Por esse motivo, a não correção de possíveis problemas nos bancos de dados pode gerar estimativas de variabilidade imprecisas para a gestão de riscos. O artigo contribui por realizar uma revisão dos estimadores da volatilidade percebida mais recentes, buscando comparar a consistência em relação às diferentes formas de agregação e tratamento da série de preços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Carlos Araújo, Universidade de São Paulo

Doutorando em Administração com ênfase em métodos quantitativos pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, FEA/USP.

Alessandra Montini, Universidade de São Paulo

Doutora em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEAUSP.

Downloads

Publicado

26.06.2017

Como Citar

ARAÚJO, A. C.; MONTINI, A. Tratamento de dados em alta frequência e estimação de medidas de volatilidade: um estudo de caso para petr4. Revista Ciências Administrativas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 262–276, 2017. DOI: 10.5020/2318-0722.23.2.262-276. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/4082. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos