Planejamento urbano, território e desenvolvimento no semiárido

Autores

  • Eduardo Gomes Machado
  • Maria Anezilany Gomes do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2009.24.1.%25p

Palavras-chave:

Território, desenvolvimento, planejamento urbano, Irauçuba.

Resumo

A partir de uma experiência de extensão acadêmica desenvolvida entre 2006 e 2007, e como parte do processo de elaboração do Plano Diretor Participativo em Irauçuba (CE), foi efetuado um Diagnóstico socioespacial municipal. Este artigo, apresentando alguns dados e reflexões, caracteriza criticamente a gênese e a estruturação territorial do município. Avalia-se que os processos e as dinâmicas de desenvolvimento no semiárido, e particularmente no município enfocado, pressupõem a reestruturação e a reordenação territorial, de tal forma que sejam enfrentados os conflitos e as contradições processualmente consolidadas socialmente. Neste sentido, o planejamento urbano, inserido em análises territoriais e compreendido como prática social e espaço de lutas entre diferentes agentes, permite interferir nas formas de ocupação, uso, acesso e posse/propriedade das diversas localizações e articulações socioespaciais urbanas e rurais que conformam territorialmente o município de Irauçuba. O artigo apresenta a experiência de planejamento urbano, indicando as referências metodológicas e a concepção de desenvolvimento que embasaram o Projeto. Em seguida, caracteriza territorialmente o município, apresentando dinâmicas e processos sociais essenciais à sua estruturação territorial. Por fim, indica contradições entre os padrões e as dinâmicas territoriais socialmente consolidados e as potencialidades e necessidades de desenvolvimento urbano e territorial. Palavras-chave: Território, desenvolvimento, planejamento urbano, Irauçuba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Gomes Machado

O autor é professor na Universidade de Fortaleza – UNIFOR, e na Universidade do Parlamento Cearense – UNIPACE. Cientista Social, Mestre em Sociologia e Doutorando em Sociologia na Universidade Federal do Ceará.

Maria Anezilany Gomes do Nascimento

A autora é Geógrafa, Mestre em Geografia e professora na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

Como Citar

Machado, E. G., & Gomes do Nascimento, M. A. (2010). Planejamento urbano, território e desenvolvimento no semiárido. Revista De Humanidades (Descontinuada), 24(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2009.24.1.%p

Edição

Seção

Artigos