A Bossa Nova no discurso literomusical brasileiro

Mônica Dourado Furtado

Resumo


Este trabalho mostra algumas características do movimento estético musical Bossa Nova e
a análise das canções Chega de Saudade, de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes,
Desafinado e Samba de Uma Nota Só, de Antônio Carlos Jobim e Newton Mendonça, de
acordo com os conceitos de investimentos genérico, ético, cenográfico e linguístico, dentre
outros, formulados pela Análise do Discurso de linha francesa, notadamente, do teórico
Dominique Maingueneau.
Palavras-chave: Posicionamento. Ethos. Cenografia. Código linguístico.



DOI: http://dx.doi.org/10.5020/23180714.2009.24.1.%25p

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista de Humanidades, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0714

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia