A Espiritualidade na Vida e Obra de Jacob Levy Moreno

Autores

  • Gisneide Nunes Ervedosa
  • Ana Tercila Campos Oliveira
  • Giovanna de Sousa Portela

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2009.24.1.%25p

Resumo

Trata-se de um estudo a respeito da vida e obra de Jacob Levy Moreno, criador do Psicodrama. Tal estudo tem o objetivo de discutir a importância da religião e da espiritualidade para o pensamento deste autor. Apesar de não ter escrito muito a respeito da influência direta que sofreu do Hassidismo, nova corrente surgida dentro do Judaísmo, é possível perceber fortes semelhanças entre a filosofia hassídica e a filosofia moreniana. A partir desta pesquisa bibliográfica, foi possível identificar as raízes de conceitos fundamentais para o Psicodrama, tais como: momento, conserva cultural, espontaneidade e criatividade. As questões filosóficoespirituais se fazem mais presentes na vida e obra de Moreno durante sua juventude, momento em que parece ter vivido uma espécie de crise espiritual. Após superar a crise, o jovem judeu vivencia uma religação com as pessoas e com o Universo. Portanto, é nesse momento que ele escreve seu primeiro livro, As Palavras do Pai, obra que ele considera fruto de uma experiência transcendental. As ideias principais deste livro serão aqui discutidas, bem como sua ligação com o Hassidismo. A proposta do Psicodrama baseia-se, fundamentalmente, em uma rematrização da identidade do sujeito e no resgate da criatividade e da espontaneidade ocasionalmente perdidas. Levando-se em consideração que, para Moreno, essas duas características são parte de uma centelha divina existente em todos os seres humanos, é possível concluir que a psicoterapia de abordagem psicodramática pode contribuir de modo bastante eficaz para o desenvolvimento das potencialidades humanas. Palavras-chave: Espiritualidade. Hassidismo. Psicodrama. Moreno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisneide Nunes Ervedosa

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Santiago de Compostela.. Professora do Curso de Psicologia da UNIFOR.

Ana Tercila Campos Oliveira

Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

Giovanna de Sousa Portela

Graduanda do Curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR

Publicado

2009-12-14

Como Citar

Ervedosa, G. N., Campos Oliveira, A. T., & Portela, G. de S. (2009). A Espiritualidade na Vida e Obra de Jacob Levy Moreno. Revista De Humanidades (Descontinuada), 24(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2009.24.1.%p

Edição

Seção

Artigos