O legado musical de Carmen Miranda e a identidade gastronômica brasileira

Autores

  • Antonio Gomes de Castro Neto
  • Mirtiline Pereira de Oliveira Leitão

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2014.29.2.359-373

Palavras-chave:

Carmen Miranda. Alimentos. Música.

Resumo

O presente trabalho mostra como a artista Carmen Miranda utilizou elementos da gastronomia brasileira como forma de identificadores da cultura nacional. Carmen Miranda foi a artista brasileira a fazer mais sucesso no exterior, sobretudo nos Estados Unidos com suas músicas e filmes. Apesar de ter nascido em Portugal, Carmen veio ainda bebê para o Rio de Janeiro onde foi criada na periferia da cidade tendo contato com a música e a culinária local, elementos que a influenciaram na criação da sua personagem de baiana. Foi realizado um levantamento de todas as letras das canções gravadas pela artista e identificadas quais as que fazem menção a comidas. Também foi realizado um levantamento bibliográfico como forma de traçar um paralelo entre as gravações e os momentos histórico e político da época. A imagem de Carmen Miranda foi utilizada pelo governo brasileiro como forma de integrar a política da Boa Vizinhança praticada pelos Estados Unidos. Apesar da imagem de fartura de frutas e comidas tentada ser passada pelo governo através de Carmen, a realidade no país era diferente, onde o trabalhador mal tinha condições de comprar alimentos para suas necessidades básicas. Mesmo com uma figura sendo considerada caricata e estereotipada, Carmen Miranda com sua figura singular utilizando cores vibrantes e frutas tropicais na ornamentação de seu famoso turbante, tornaram ela um símbolo de identificação com o Brasil e a própria artista utiliza desses elementos, sobretudo a menção a gastronomia brasileira nas canções gravadas por ela, como forma de exaltar a cultura do país que ela adotou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Gomes de Castro Neto

Estudante de graduação em Gastronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Mirtiline Pereira de Oliveira Leitão

Socióloga e Analista de Pesquisa na Gerência de Planejamento e Gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Pernambuco (SENAC-PE).

Downloads

Publicado

2014-07-30

Como Citar

Neto, A. G. de C., & de Oliveira Leitão, M. P. (2014). O legado musical de Carmen Miranda e a identidade gastronômica brasileira. Revista De Humanidades (Descontinuada), 29(2), 359–373. https://doi.org/10.5020/23180714.2014.29.2.359-373

Edição

Seção

Artigos