Atendimento Educacional Especializado: revisão bibliográfica em base nacional

Autores

  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
  • Rita de Cássia Tibério Araújo
  • Gabriely Cabestré Amorim

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.1.68-83

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado. Educação Especial. Educação Inclusiva. Deficiência.

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma temática que vem sendo estudada com frequência, principalmente após o Decreto nº. 6.571 de 2008. A proposta do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica sobre o AEE nas bases de dados nacionais, sem delimitar o período para pesquisa, bem como identificar temáticas relacionadas ao tema central. Como critério de inclusão foi utilizado o unitermo “atendimento educacional especializado”, sendo que na base de Periódicos da Capes foram encontrados trinta e dois, no SciELO quinze e cem na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Devido ao número de trabalhos, optou-se nesta pesquisa a utilização da base de dados da BDTD. Foram considerados apenas os trabalhos que continham as palavras “atendimento”, “atendimento educacional especializado” e/ou “sala de recursos” no título ou palavras-chave, com esse segundo filtrou foram encontrados vinte e oito trabalhos, sendo o primeiro registro em 2000, portanto pode-se concluir que se trata de um tema atual. Os resultados foram agrupados em sete categorias,: 1) caracterização; 2) tipo de pesquisa; 3) lócus; 4) níveis de ensino; 5) participantes; 6) público alvo da pesquisa sobre o AEE; e, 7) temáticas relacionadas ao AEE. Pode-se concluir que há pesquisas sobre a temática, porém pouco tem se pesquisado especificamente nas etapas escolares da há educação infantil e ensino superior. Foi possível constatar um predomínio de pesquisas voltadas para a deficiência intelectual. A coleta de dados foi predominantemente por entrevistas. Necessita-se de novas pesquisas em outras bases de dados para uma nova revisão bibliográfica das pesquisas realizadas acerca da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

Professora livre-docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Unesp/Bauru.

Rita de Cássia Tibério Araújo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, campus Marília

Gabriely Cabestré Amorim

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado) da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, campus de Marília.

Downloads

Publicado

2016-05-10

Como Citar

Capellini, V. L. M. F., de Cássia Tibério Araújo, R., & Cabestré Amorim, G. (2016). Atendimento Educacional Especializado: revisão bibliográfica em base nacional. Revista De Humanidades (Descontinuada), 30(1), 68–83. https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.1.68-83

Edição

Seção

Artigos