Escotismo, educação e civismo: a propagação dos ideais de Baden-Powell em Campina Grande-PB

Autores

  • Andressa Barbosa de Farias Leandro
  • Regina Coelli Gomes Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.333-346

Palavras-chave:

Baden-Powell, Campina Grande, Escotismo.

Resumo

O presente artigo tem como principal interesse refletir sobre a propagação dos ideais de Baden-Powell na cidade de Campina Grande-PB, nas décadas de 1980-1990. Para isso, analisaremos como ocorreu a emergência do escotismo na cidade, através das fundações dos Grupos de Escoteiros General Sampaio, Santos Dumont e Baturité, relacionando-as com o contexto e com os interesses da época, evidenciando como a sociedade, sobretudo os Poderes Públicos (Prefeitura Municipal, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, dentre outros) recepcionaram e propagaram os ideais propostos pelo general inglês. Para a concretização deste estudo, realizamos pesquisas em jornais, nos arquivos da Região Escoteira do Estado e nos registros dos referidos Grupos de Escoteiros. Também utilizamos a metodologia da História Oral, assim, entrevistamos pessoas que foram membros do escotismo campinense nesse período. O estudo é orientado pelas discussões teóricas de Michel Foucault (1987) sobre o poder disciplinar, que nos possibilitou pensar os Grupos de Escoteiros como espaços disciplinares nos quais os sujeitos são moldados e educados para agirem de acordo com a norma estabelecida. Apropriamo-nos das considerações de Roger Chartier (1990) sobre as representações, para analisarmos as práticas sociais escoteiras, e das contribuições de Maurice Halbwachs (1990) sobre memória. Recorremos, ainda, às obras que versam sobre o escotismo, a exemplo de Escotismo para Rapazes (2006), do idealizador Robert Sthepson Smithy Baden-Powell; O Escotismo no Brasil (1994), do autor Bernard David Blower; A Escola de Baden-Powell: cultura escoteira, associação voluntária e Escotismo de Estado no Brasil (2008), de Jorge Carvalho do Nascimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Barbosa de Farias Leandro

Mestre em História pela Universidade Federal de Grande (UFCG), graduada em História pela mesma Instituição e especialista em História do Brasil e da Paraíba pela Faculdade Integrada de Patos (FIP).

Regina Coelli Gomes Nascimento

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tutora do PET História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora do PPGHUFCG.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Leandro, A. B. de F., & Gomes Nascimento, R. C. (2016). Escotismo, educação e civismo: a propagação dos ideais de Baden-Powell em Campina Grande-PB. Revista De Humanidades (Descontinuada), 30(2), 333–346. https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.333-346

Edição

Seção

Artigos