O desmoronamento mítico e o discurso do consumo

Autores

  • Carlos Velázquez Rueda
  • Loah Miranda Frota

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2007.22.2.%25p

Resumo

A sociedade moderna volta-se cada vez mais para o consumo. Os valores existenciais do sujeito dessa sociedade norteiam-se, então, segundo seu discurso, o discurso do consumo, postulado pela cultura de massa, que produz mitos de forma industrial, segundo a lógica mutante e indefinida das estratégias de mercado. A cultura de massa fundamenta-se, então, por meio de uma contradição: apresentar e revestir de uma simbolização incompleta os processos míticos e religiosos, que passam a realizar-se nos campo terreno e profano. Este trabalho coloca o confronto entre o discurso da sociedade de consumo e o discurso mítico, de forma que se torne possível um aprofundamento acerca do modo de ser do homem moderno, de acordo com os espaços vazios de referencial com os quais se depara, tendo em vista que ele precisa de um suporte de representação para que tenha contato com a experiência de existir no mundo. Esse suporte poderia ser encontrado segundo uma referência mítica, mas esta foi destituída pelo discurso do consumo, que é incapaz de substituí-la. Para o desenvolvimento desse estudo, utilizou-se as pesquisas bibliográfica, documental e entrevista aberta. Palavras-chave: Mito. Cultura de massa. Consumo.

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Biografia do Autor

Carlos Velázquez Rueda

Professor Doutor em Música pelo Concervatoire National de Musique de Raincy, France e professor dos Cursos de Arquitetura e Comunicação da UNIFOR, Universidade de Fortaleza,

Loah Miranda Frota

Estudante do 8º. Semestre do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UNIFOR, Universidade de Fortaleza,

Publicado

2010-01-20

Como Citar

Rueda, C. V., & Miranda Frota, L. (2010). O desmoronamento mítico e o discurso do consumo. Revista De Humanidades (Descontinuada), 22(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2007.22.2.%p

Edição

Seção

Artigos