Lutas sociais, hegemonia e democratização no planejamento e na gestão

Autores

  • Eduardo Gomes Machado
  • Lélia Lis Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2006.21.1.%25p

Resumo

A luta pela democratização se insere em um cenário de disputa de hegemonias no campo do planejamento e da gestão urbana e ambiental. Discutem-se a hegemonia, a democratização e as matrizes de planejamento e gestão em disputa na sociedade brasileira. Apontam-se elementos importantes na evolução do planejamento e da gestão urbana e ambiental no país e potencialidades e restrições à democratização. Conclui-se que as lutas sociais são determinantes, no atual contexto histórico, para definir o enfrentamento das injustiças sociais, desigualdades e segregações que perpassam a cidade. Palavras-chave: Hegemonia. Planejamento. Gestão. Urbano e ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Gomes Machado

O autor é professor na Universidade de Fortaleza – UNIFOR, e na Universidade do Parlamento Cearense – UNIPACE. Cientista Social, Mestre em Sociologia e Doutorando em Sociologia na Universidade Federal do Ceará.

Lélia Lis Lacerda

Mestre em Sociologia pela Universiade Federal do Ceará. Professora da Universidade de Fortaleza.

Publicado

2010-01-26

Como Citar

Machado, E. G., & Lacerda, L. L. (2010). Lutas sociais, hegemonia e democratização no planejamento e na gestão. Revista De Humanidades (Descontinuada), 21(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2006.21.1.%p

Edição

Seção

Artigos