Tendências e sustentabilidade: um aprendizado para os organizadores em turismo

Autores

  • Samira Lodi Mello

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2005.20.2.%25p

Resumo

O turismo é tido como atividade sistêmica, devido à complexidade de atividades interligadas que se configuram através de suas relações interativas. O Programa Fortaleza, Capital da Melhor Idade - PFCMI 2é uma exemplaridade de que a Gestão Compartilhada é uma estratégia que fortalece a consolidação e sustentabilidade de um destino. Seus objetivos são fomentar a prática de Gestão Compartilhada na elaboração de produtos turísticos, incentivar o reconhecimento de trabalhos compartilhados pelos governos federal, estaduais e municipais e contribuir metodologicamente para a sustentabilidade de núcleos receptores, a partir da experiência com o Programa. Para a efetivação destes objetivos, foi desenvolvida uma pesquisa que relata e analisa a própria experiência como líder de grupo em Gestão Compartilhada. Em seguida, a pesquisa foi relatada a partir de algumas categorias em negócios turísticos, especificamente na administração, na sociedade organizada e no planejamento participativo. O principal resultado dessa experiência são as ações que foram alavancadas no PFCMI, tais como: palestras e eventos de sensibilização, abertura de novos Clubes da Melhor Idade no interior do Estado, ações culturais direcionadas ao idoso, apoio à criação da Delegacia do Idoso, entre outras. É difícil quantificar resultados acerca de uma mudança cultural da sociedade. Existem, entretanto, algumas indicações de que este processo está ocorrendo, como: comprometimento cada vez maior do governo estadual na elaboração do Conselho Estadual do Idoso. Palavras-chave: Sustentabilidade. Gestão Compartilhada. Produtos Turísticos. Programa Fortaleza. Capital da Melhor Idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samira Lodi Mello

Mestre em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Pós-graduada em Marketing, Professora do Curso de Turismo e Administração da Faculdade Evolutivo.

Publicado

2010-02-01

Como Citar

Mello, S. L. (2010). Tendências e sustentabilidade: um aprendizado para os organizadores em turismo. Revista De Humanidades (Descontinuada), 20(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2005.20.2.%p

Edição

Seção

Artigos