O caminhar da psicologia no escritório de prática jurídica (Unifor, Fortaleza, Ceará): registro de uma história

Autores

  • Veruska Gondim Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2005.20.2.%25p

Resumo

A Psicologia Jurídica é uma área do conhecimento nascida a partir do diálogo entre a Psicologia e o Direito. O presente texto tem como objetivo descrever o trabalho desenvolvido pelo serviço de psicologia do Escritório de Prática Jurídica (EPJ). O serviço de psicologia do EPJ conta com uma equipe de oito estagiárias, uma psicóloga e uma professora orientadora. A clientela atendida é hipossuficiente e é encaminhada à Psicologia pelos alunos do curso de Direito para aconselhamento psicológico, quando é percebido um componente emocional evidente que interfere no atendimento jurídico. Além desta atividade, a Psicologia trabalha com o Serviço de Solução Extrajudicial de Disputas (SESED), auxiliando os acordos extrajudiciais realizados no escritório. Portanto, a Psicologia atua de forma interdisciplinar com o Direito, favorecendo o acesso jurídico à comunidade. A relação entre a Psicologia e o Direito encontra-se em expansão, sendo o Escritório de Prática Jurídica um campo propiciador para o fortalecimento destas práticas interdisciplinares. Palavra-chave: Psicologia Jurídica. Interdisciplinaridade. Prestação de serviços psicológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veruska Gondim Fernandes

Graduanda em Psicologia, estagiária do Escritório de Prática Jurídica (EPJ), bolsista do CNPQ, monitora da disciplina de Psicologia Jurídica.

Publicado

2010-02-01

Como Citar

Fernandes, V. G. (2010). O caminhar da psicologia no escritório de prática jurídica (Unifor, Fortaleza, Ceará): registro de uma história. Revista De Humanidades (Descontinuada), 20(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2005.20.2.%p

Edição

Seção

Artigos