Enunciação e interação: diálogo entre a teoria bakhtiniana e a Pragmática

Autores

  • João Batista Costa Gonçalves
  • Benedita França Sipriano

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.153-165

Palavras-chave:

Enunciação. Interação. Pragmática. Teoria bakhtiniana.

Resumo

A Pragmática trabalha os fatos linguísticos como produção social, pois está voltada parao estudo da linguagem em uso. Este artigo objetiva estabelecer um diálogo entre a teoriabakhtiniana e a Pragmática, aqui trabalhada em uma vertente que a considera como a ciência do uso linguístico, cujos principais representantes são L. Wittgenstein e J.L. Austin. Tomamos como ponto de partida para a construção desse diálogo os conceitos de enunciaçãoe interação na teoria bakhtiniana, em especial a partir de Bakhtin/ Volochínov (1990), Bakhtin (2006), Wittgenstein (1999) e Austin (1990). Bakhtin/ Volochínov (1990) trabalham com uma visão interacionista de linguagem e consideram que a interação entre sujeitos históricos se materializa por meio da enunciação. Nessa perspectiva, o conceito de enunciação assinala o caráter pragmático do pensamento bakhtiniano, pois considera, além dos elementos linguísticos, o contexto social mais amplo, a interação entre os usuários da língua. Bakhtin, J.L.Austin e Wittgenstein desenvolvem suas reflexões sobre a linguagem em oposição a tradicionais concepções, nas quais predominava o caráter instrumental da linguagem. Segundo esses autores, as manifestações linguísticas se efetivam a partir das relações entre a situação concreta de troca linguística e os elementos extralinguísticos. Nesta perspectiva, tanto a teoria bakhtiniana quanto a Pragmática consideram que o sentido das palavras é construído nas mais diversas situações de uso da linguagem, a partir de sua historicidade. Dessa forma, um dos princípios em comum entre a teoria bakhtiniana e os estudos pragmáticos é o fato de a linguagem ser trabalhada em uma perspectiva interacionista e histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Costa Gonçalves

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE (Universidade Estadual do Ceará).

Benedita França Sipriano

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE (Universidade Estadual do Ceará). Especialista em Ensino de Língua Portuguesa UECE (Universidade Estadual do Ceará).

Downloads

Publicado

2017-05-09

Como Citar

Costa Gonçalves, J. B., & França Sipriano, B. (2017). Enunciação e interação: diálogo entre a teoria bakhtiniana e a Pragmática. Revista De Humanidades (Descontinuada), 28(2), 153–165. https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.153-165

Edição

Seção

Artigos