Processos educativos com adolescentes: reflexões sobre a educação familiar e a pedagogia do ócio

Autores

  • José Clerton de Oliveira Martins
  • Fabiana Neiva Veloso Brasileiro
  • Francisco Antonio Francileudo

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.355-372

Palavras-chave:

Famílias. Adolescentes. Pedagogia do ócio.

Resumo

As relações familiares na adolescência são influenciadas não apenas pelas transformações do adolescente e pelos modelos de educação adotados na relação pais e filhos, mas também pelas interações, expectativas e tarefas que a família é confrontada, durante esse período. Este estudo descreve os modelos de educação adotados por pais e mães de filhos adolescentes e a relação entre estes e a percepção de liberdade e de autonomia dos membros da família. O estudo teve por objetivo apresentar a relação entre a pedagogia do ócio e os modelos de educação adotados por famílias com filhos adolescentes. A metodologia utilizada foi quantitativa e qualitativa. Participaram deste estudo 177 sujeitos, sendo que apenas 6 participaram da etapa qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram pais, mães e filhos adolescentes entre 12 e 16 anos de um mesmo núcleo familiar que foram convocados, de forma aleatória, para participar da pesquisa. Os dados quantitativos foram colhidos através de questionário e analisados através do SPSS e os dados qualitativos foram colhidos através de entrevista e analisados com base na análise de conteúdo proposta por Bardin. Percebemos que os adolescentes parecem reivindicar cada vez mais momentos de ócio, autonomia e liberdade para a execução de atividades consideradas por eles satisfatórias. Em suma, práticas educativas orientadas pela pedagogia do ócio possibilitam: vivências realizadas livremente pelo indivíduo em um tempo com significado subjetivo e que não sejam marcadas por estilos educativos muito restritivos, nem hiperpermissivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Clerton de Oliveira Martins

Doutor em Psicologia pela Universidad de Barcelona/España; Pós Doutorado/CAPES em Leisure Studies pela Universidad de Deusto/España. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR (Universidade de Fortaleza), Fortaleza-CE.

Fabiana Neiva Veloso Brasileiro

Mestre em Psicologia pela UNIFOR. Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR. Professora da Universidade de Fortaleza-CE.

Francisco Antonio Francileudo

Mestre em Psicologia pela UNIFOR. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR, Fortaleza-CE. Professor da Faculdade Católica de Fortaleza-CE.

Downloads

Publicado

2017-05-09

Como Citar

de Oliveira Martins, J. C., Veloso Brasileiro, F. N., & Francileudo, F. A. (2017). Processos educativos com adolescentes: reflexões sobre a educação familiar e a pedagogia do ócio. Revista De Humanidades (Descontinuada), 28(2), 355–372. https://doi.org/10.5020/23180714.2013.28.2.355-372

Edição

Seção

Artigos