Signo, Objeto e Mito no “O Retrato de Dorian Gray” de Oscar Wilde

Autores

  • Eduardo Jorge de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2002.17.2.%25p

Resumo

A arte produz signos e significados. Nesse ínterim, a literatura os perpetua, principalmente nas obras consideradas primas. O Retrato de Dorian Gray, obra de Oscar Wilde, envolve a mitologia quando, no subtexto, Oscar Wilde subverte o mito de Narciso com o personagem Dorian Gray e o que seria uma crise de representação que o homem sente ao buscar a beleza e a jovialidade. Portanto, como metodologia foi utilizado o estudo de análise bibliográfica, onde foi feita uma primeira leitura para obter uma visão geral e na segunda leitura foram utilizados os textos do mito de Narciso, de Carl Gustav Jung e Lúcia Santaella. Palavras-chave: Literatura; Oscar Wilde; Inconsciente; Semiótica; Mitologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Jorge de Oliveira

Graduado em Jornalismo pela UNIFOR. Mestrando em Estudos Literários (Teoria da Literatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bolsista da Capes.

Publicado

2010-02-03

Como Citar

de Oliveira, E. J. (2010). Signo, Objeto e Mito no “O Retrato de Dorian Gray” de Oscar Wilde. Revista De Humanidades (Descontinuada), 17(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2002.17.2.%p

Edição

Seção

Artigos