A Verdade em Diálogo: O Encontro do Educador com o Educando na Autodescoberta com Georges Gusdorf e Paulo Freire

Autores

  • Célia Maria Onofre Silva

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2002.17.2.%25p

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar e refletir, à luz de argumentações do filósofo francês Georges Gusdorf e do educador brasileiro, Paulo Freire, sobre o pensamento da pedagogia, quando discutem o significado da educação através da relação mestre e discípulo, ou do educador com o seu educando. A pedagogia, uma das áreas mais ricas em tradição, é concebida como ciência prática, com estrutura peculiar de ser uma ciência da educação para a educação, na medida em que seu objeto representa uma ação do homem sobre o homem. A nossa tentativa é, sobretudo, sistematizar as contribuições filosóficas e sócio pedagógicas dos referidos autores, quando estes ressaltam o papel do educador como o do intercessor, dando forma humana aos valores , intervindo na sua função principal de testemunho e indicador na busca da verdade, utilizando o diálogo como instrumento dessas mediações. E, ainda, situar a relação “mestre-discípulo”, “educador-educando”, no colóquio singular entre o professor e o aluno, na confrontação de suas existências, expostas, uma à outra como ponto de reflexão sobre o sentido da educação. Palavras-chave: Diálogo; Educador-Educando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Maria Onofre Silva

Célia Maria Onofre Silva – Doutora em Educação – UFC. Mestre em Educação em Saúde. Especialista em Tecnologia Educacional - UNIFOR. Pedagoga. Professora Titular da Universidade de Fortaleza e Membro da Assessoria Pedagógica do CCH/UNIFOR – Centro de Ciências Humanas da Universidade de Fortaleza.

Publicado

2010-02-03

Como Citar

Onofre Silva, C. M. (2010). A Verdade em Diálogo: O Encontro do Educador com o Educando na Autodescoberta com Georges Gusdorf e Paulo Freire. Revista De Humanidades (Descontinuada), 17(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2002.17.2.%p

Edição

Seção

Artigos