Perspectivas dos docentes sobre assistência estudantil no IFCE - CAMPUS Fortaleza/CE

Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo, Francisca Rejane Bezerra Andrade

Resumo


Este artigo é parte do relatório de pós-doutorado realizado na Universidade Estadual do Ceará -UECE, finalizado em agosto de 20161. O objetivo foi conhecer as perspectivas dos docentes sobre a assistência estudantil. O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES
- (BRASIL, 2010) tem como uma de suas finalidades a igualdade de oportunidades e o controle da evasão na Educação Superior. Nos
procedimentos metodológicos se utilizou da pesquisa qualitativa e foram entrevistados seis docentes do IFCE - campus Fortaleza/CE,
utilizando a gravação e um roteiro semiestruturado. São professores dos cursos de licenciatura em Teatro, bacharelado em Engenharia
de Telecomunicações e tecnológico em Saneamento Ambiental; justifica-se a escolha desses cursos por conta de terem maior número de discentes que recebiam auxílios. Os resultados apontaram que os professores têm poucas informações sobre esse Programa e que conhecem mais o auxílio-formação, visto que o aluno se torna seu bolsista desempenhando funções de acordo com o seu curso.

Palavras-chave


Assistência Estudantil. Docentes. Educação Superior.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/23180714.2017.32.1.20-27

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Revista de Humanidades, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0714

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