Impactos sociais da copa do mundo de 2014: representações sociais de pessoas em situação de rua na Praia de Iracema, em Fortaleza/CE

Autores

  • Priscila Adriano Barros
  • José Cleyton Vasconcelos Monte

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.1.99-105

Palavras-chave:

População em Situação de Rua. Cidade. Copa do Mundo de 2014.

Resumo

O presente estudo consiste em apresentar uma discussão sobre os impactos sociais deixados pela Copa do Mundo de 2014 e suas representações sociais para a População em Situação de Rua que tem o bairro Praia de Iracema como uma de suas trajetórias. Desde que foi escolhida como cidade-sede para receber o megaevento, Fortaleza, palco deste estudo, passou por vários processos de intervenção urbana em virtude das exigências do padrão FIFA para a realização das competições, fato que refl etiu na vida de seus citadinos, deixando um legado para os mesmos. Dessa forma, este artigo busca compreender que signifi cados tal evento trouxe para a população em situação de rua, um grupo que historicamente tem vivido o estigma da invisibilidade social, identifi car quais foram as violações de direitos sofridas por esse público e quais as estratégias do Poder Público para responder a essa demanda. Para atingir tais objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental, e, logo em seguida, uma pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa caracteriza-se como sendo de caráter qualitativo. O cenário da pesquisa foi o bairro Praia de Iracema, e os espaços de realização das entrevistas foram o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPop) e a Casa do Povo de Rua Dom Luciano Mendes. A partir das análises, podemos constatar que a realização do mundial representou algo negativo para os setores mais empobrecidos da população fortalezense e para aqueles que têm a rua como espaço de moradia e sobrevivência. As respostas dadas pelo governo a esse segmento social confi guraram-se como estratégias para esconder um problema social que está na raiz de nossa sociedade capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Adriano Barros

Graduada em Serviço Social pela Faculdade Cearense (FAC). Discente do Curso de Especialização em Políticas Públicas e Seguridade Social pela Faculdade Cearense (FAC). Assistente Social do Instituto Olhar (ONG), Fortaleza.

José Cleyton Vasconcelos Monte

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisador do LEPEM (Laboratório de Estudos de Política, Eleições e Mídia/UFC).

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Barros, P. A., & Vasconcelos Monte, J. C. (2017). Impactos sociais da copa do mundo de 2014: representações sociais de pessoas em situação de rua na Praia de Iracema, em Fortaleza/CE. Revista De Humanidades (Descontinuada), 32(1), 99–105. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.1.99-105

Edição

Seção

Artigos