Inovação Curricular: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso Magistério Indígena Tremembé Superior

Autores

  • Dunga Camilo Moura
  • Adriana Campani

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.1.121-127

Palavras-chave:

Licenciatura intercultural. Inovação curricular. Universidade.

Resumo

As escolas diferenciadas indígena Tremembé referidas nesse estudo localizam-se no aldeamento de Almofala, município do estado do Ceará-Brasil. Ao todo, são 09 (nove) escolas diferenciadas distribuídas em 18 comunidades indígenas. O movimento das escolas diferenciadas indígenas Tremembé surge no seio das lutas pela terra, pela educação e pela identidade de ser índio Tremembé. O protagonismo de uma educação diferenciada para as comunidades indígenas reivindica um projeto de formação de professores que consolide essa luta identitária. Nesse contexto que o curso Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS) é construído e desenvolvido. O MITS foi um curso de licenciatura intercultural promovido no período de 2008 a 2013 pela Universidade Federal do Ceará/Brasil e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O curso teve a duração oficial de 4 (quatro) anos e habilitou 36 (trinta e seis) professores da comunidade indígena Tremembé ao exercício do magistério indígena – docência e gestão – nas escolas indígenas diferenciadas de ensino fundamental e médio Tremembé. Esta pesquisa busca identificar e analisar as potencialidades inovadoras do currículo do curso a partir dos propósitos do projeto político-pedagógico, por meio da pesquisa documental e bibliográfica. Na pesquisa documental identificamos elementos que caracterizam os princípios e formalização do currículo, assim como, o processo histórico de construção e regulamentação do curso junto a Universidade Federal do Ceará (UFC). Concluímos que o curso é resultado de uma construção curricular democrática e participativa que permitiu reconhecer outras formas de saberes, rompendo com a lógica da racionalidade técnica instrumental tradicionalmente imposta pela formação em nível superior. Os cursistas afirmam que o curso possibilitou um aprendizado coletivo e se tornou uma forte ferramenta para fortalecer a luta do povo Tremembé. Sendo assim, a importância não foi somente para o cursista do MITS, mas também para toda a comunidade do aldeamento, que participou ativamente da sua construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dunga Camilo Moura

Graduado em Pedagogia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária – GEPPU.

Adriana Campani

Doutora em Educação (UFC). Professora adjunta do curso de pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária – GEPPU.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

Moura, D. C., & Campani, A. (2017). Inovação Curricular: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso Magistério Indígena Tremembé Superior. Revista De Humanidades (Descontinuada), 32(1), 121–127. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.1.121-127

Edição

Seção

Artigos