Inovação Curricular: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso Magistério Indígena Tremembé Superior

Dunga Camilo Moura, Adriana Campani

Resumo


As escolas diferenciadas indígena Tremembé referidas nesse estudo localizam-se no aldeamento de Almofala, município do estado do Ceará-Brasil. Ao todo, são 09 (nove) escolas diferenciadas distribuídas em 18 comunidades indígenas. O movimento das escolas diferenciadas indígenas Tremembé surge no seio das lutas pela terra, pela educação e pela identidade de ser índio Tremembé. O protagonismo de uma educação diferenciada para as comunidades indígenas reivindica um projeto de formação de professores que consolide essa luta identitária. Nesse contexto que o curso Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS) é construído e desenvolvido. O MITS foi um curso de licenciatura intercultural promovido no período de 2008 a 2013 pela Universidade Federal do Ceará/Brasil e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O curso teve a duração oficial de 4 (quatro) anos e habilitou 36 (trinta e seis) professores da comunidade indígena Tremembé ao exercício do magistério indígena – docência e gestão – nas escolas indígenas diferenciadas de ensino fundamental e médio Tremembé. Esta pesquisa busca identificar e analisar as potencialidades inovadoras do currículo do curso a partir dos propósitos do projeto político-pedagógico, por meio da pesquisa documental e bibliográfica. Na pesquisa documental identificamos elementos que caracterizam os princípios e formalização do currículo, assim como, o processo histórico de construção e regulamentação do curso junto a Universidade Federal do Ceará (UFC). Concluímos que o curso é resultado de uma construção curricular democrática e participativa que permitiu reconhecer outras formas de saberes, rompendo com a lógica da racionalidade técnica instrumental tradicionalmente imposta pela formação em nível superior. Os cursistas afirmam que o curso possibilitou um aprendizado coletivo e se tornou uma forte ferramenta para fortalecer a luta do povo Tremembé. Sendo assim, a importância não foi somente para o cursista do MITS, mas também para toda a comunidade do aldeamento, que participou ativamente da sua construção.

Palavras-chave


Licenciatura intercultural. Inovação curricular. Universidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5020/23180714.2017.32.1.%25p

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Revista de Humanidades, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0714

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