Educação primária na província do Paraná entre 1854 a 1871: um breve percurso a partir das fontes da época1

Denize Naiara Santi2, André Paulo Castanha

Resumo


Esse artigo é resultado de um projeto de pesquisa, que teve por objetivo realizar a catalogação dos documentos referentes à educação no período de 1854 a 1871. O contato com as fontes do século XIX e com estudiosos do período, como Castanha (2007, 2011), Lombardi (2004), Miguel (2000, 2006), Oliveira (1986) e Saviani (2006), entre outros, permitiu refletir, ainda que de forma preliminar, sobre o desenvolvimento da instrução Primária na Província do Paraná. Assim, temos como objetivo central no presente texto compreender os principais problemas apresentados para organizar a educação no período, bem como algumas das saídas apontadas. Para tanto, traçamos um breve percurso da história da instrução na Província do Paraná, desde 1854 até 1871. A metodologia adotada consistiu na leitura e interpretação das fontes considerando o contexto em que foram produzidas. Dentre as fontes utilizadas, destacamos: relatórios de presidentes, inspetores, leis, decretos, além de estudiosos do período. Considerando a importância da análise das leis educacionais, destacamos ao longo do artigo que o período delimitado foi marcado por modificações nas leis nacionais, e provinciais, gerado pelas mudanças sociais e políticas ocorridas na época. Em relação à instrução na Província do Paraná, percebemos que ela sofreu ao longo do período imperial diversas influências, dentre elas, as muitas mudanças de partidos políticos que alternavam a conduta da educação, formulando, reformulando e não implementando os regulamentos, sem haver uma estabilidade legal para garantir o desenvolvimento da instrução pública.

Palavras-chave


Instrução Primária. Província do Paraná. Educação do Século XIX.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.164-171

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista de Humanidades, Fortaleza - Ceará- Brasil – E-ISSN: 2318-0714

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia