Educação primária na província do Paraná entre 1854 a 1871: um breve percurso a partir das fontes da época

Autores

  • Denize Naiara Santi
  • André Paulo Castanha

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.164-171

Palavras-chave:

Instrução Primária. Província do Paraná. Educação do Século XIX.

Resumo

Esse artigo é resultado de um projeto de pesquisa, que teve por objetivo realizar a catalogação dos documentos referentes à educação no período de 1854 a 1871. O contato com as fontes do século XIX e com estudiosos do período, como Castanha (2007, 2011), Lombardi (2004), Miguel (2000, 2006), Oliveira (1986) e Saviani (2006), entre outros, permitiu refletir, ainda que de forma preliminar, sobre o desenvolvimento da instrução Primária na Província do Paraná. Assim, temos como objetivo central no presente texto compreender os principais problemas apresentados para organizar a educação no período, bem como algumas das saídas apontadas. Para tanto, traçamos um breve percurso da história da instrução na Província do Paraná, desde 1854 até 1871. A metodologia adotada consistiu na leitura e interpretação das fontes considerando o contexto em que foram produzidas. Dentre as fontes utilizadas, destacamos: relatórios de presidentes, inspetores, leis, decretos, além de estudiosos do período. Considerando a importância da análise das leis educacionais, destacamos ao longo do artigo que o período delimitado foi marcado por modificações nas leis nacionais, e provinciais, gerado pelas mudanças sociais e políticas ocorridas na época. Em relação à instrução na Província do Paraná, percebemos que ela sofreu ao longo do período imperial diversas influências, dentre elas, as muitas mudanças de partidos políticos que alternavam a conduta da educação, formulando, reformulando e não implementando os regulamentos, sem haver uma estabilidade legal para garantir o desenvolvimento da instrução pública.

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Biografia do Autor

Denize Naiara Santi

Mestra em Educação pela Unioeste - Campus de Francisco Beltrão-PR. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDOPR – GT local do HISTEDBR. Pedagoga pela UNIOESTE em 2014.

André Paulo Castanha

Professor do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unioeste – Campus de Francisco Beltrão – PR. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDOPR – GT local do HISTEDBR. Historiador e mestre em Educação pela UFMT, Doutor em Educação pela UFSCar e Pós-doutor na área de Filosofia e História da Educação pela UNICAMP.

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Publicado

2018-02-02

Como Citar

Santi, D. N., & Castanha, A. P. (2018). Educação primária na província do Paraná entre 1854 a 1871: um breve percurso a partir das fontes da época. Revista De Humanidades (Descontinuada), 32(2), 164–171. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.164-171

Edição

Seção

Artigos