Transexualidade na formação do professor da educação básica: desvelando a realidade brasileira

Autores

  • Marcia Gorett Ribeiro Grossi
  • Eliane Silvestre Oliveira
  • Lívia de Cássia Silva

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.180-192

Palavras-chave:

Transexualidade. Professor da educação básica. Formação de professores. Cursos de Pedagogia.

Resumo

Esse trabalho de pesquisa resulta de uma investigação cuja questão norteadora foi: os professores são preparados, em sua formação acadêmica, para lidar com alunos transexuais? Assim, o objetivo do estudo foi verificar se os cursos de Pedagogia e os Programas Especiais de Formação Pedagógica de Docentes no Brasil têm incorporado em suas propostas curriculares questões relacionadas à transexualidade, bem como identificar as publicações acadêmicas sobre o tema pesquisado. A metodologia empregada foi a análise de conteúdo em uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo. Os resultados da pesquisa permitem concluir que os professores dos cursos de Pedagogia e dos Programas Especiais de Formação Pedagógica de Docentes no Brasil, em sua maioria, não têm sido preparados, em sua formação acadêmica, para lidar com alunos transexuais. Uma vez que em nenhuma das 1.076 grades curriculares analisadas existe a incorporação de disciplinas que abordem especificamente o tema transexualidade. Cabe ressaltar que a formação do professor nos referidos cursos traz uma abordagem mais ampla do tema, tratando das questões gerais sobre educação sexual para preparar os alunos para a vida sexual de forma segura, mas pouco sobre a identidade de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Gorett Ribeiro Grossi

Doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Professora Titular do departamento de Educação e do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Líder do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

Eliane Silvestre Oliveira

estre em Educação Tecnológica. Especialista em Design Instrucional – EaD. Graduada em Pedagogia. Membro do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

Lívia de Cássia Silva

Mestranda em Educação Tecnológica. Graduada em Pedagogia. Membro do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

Downloads

Publicado

2018-02-02

Como Citar

Grossi, M. G. R., Oliveira, E. S., & Silva, L. de C. (2018). Transexualidade na formação do professor da educação básica: desvelando a realidade brasileira. Revista De Humanidades (Descontinuada), 32(2), 180–192. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.180-192

Edição

Seção

Artigos